Rio Longá em Esperantina ultrapassa cota de inundação, diz CPRM

Em Esperantina, a cota atual na estação é de 7,46 m, 6 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas continuar com processo de elevação

Rio Longá em Esperantina ultrapassa cota de inundação, diz CPRM | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que há semanas atingem várias regiões do Piauí continuam elevando o nível d’água em rios que cortam as cidades no Norte do estado. Os volumes precipitados, na noite de terça-feira (22), na bacia do Longa influíram significativamente na elevação rápida do nível do Rio Longá, de uma situação de alerta para a cota de inundação na manhã desta quarta (23), informa o boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Em Esperantina, a cota atual na estação é  de 7,46 m, 6 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas continuar com processo de elevação e chegar a valores em torno de 7,60 m, 20 cm acima da cota de inundação.

Rio Longá em Esperantina deve ultrapassar cota de inundação, diz CPRM - Foto: Reprodução/Revista AZ

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista manutencao do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão,  para valores em torno de 4,03 m, ficando abaixo da cota de inundação 17 cm.

O rio Longa ultrapassou a cota de inundação na manha de hoje, 23 de março. Já os rios Marathaoan e Parnaíba, encontram-se em cota de alerta, nas cidades de Barras e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Floriano, o rio Parnaíba esta em cota de atenção e encontra-se no momento com a cota de 5,52 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,62 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,35 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 4,47 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,28 m, em cota de alerta, com previsão de manutenção nas próximas 12 horas, valor de 5,28 m, 28 cm acima da cota de alerta (5,00 m), continuando em cota de alerta.

A estacão de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 5,59 m, em situação de normalidade.  É  prevista elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,66 m, continuando em situação de normalidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES