As chuvas que há semanas atingem várias regiões do Piauí continuam elevando o nível d’água em rios que cortam as cidades no Norte do estado. Os volumes precipitados, na noite de terça-feira (22), na bacia do Longa influíram significativamente na elevação rápida do nível do Rio Longá, de uma situação de alerta para a cota de inundação na manhã desta quarta (23), informa o boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Em Esperantina, a cota atual na estação é  de 7,46 m, 6 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas continuar com processo de elevação e chegar a valores em torno de 7,60 m, 20 cm acima da cota de inundação.

Rio Longá em Esperantina deve ultrapassar cota de inundação, diz CPRM - Foto: Reprodução/Revista AZRio Longá em Esperantina deve ultrapassar cota de inundação, diz CPRM - Foto: Reprodução/Revista AZ

Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista manutencao do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão,  para valores em torno de 4,03 m, ficando abaixo da cota de inundação 17 cm.

O rio Longa ultrapassou a cota de inundação na manha de hoje, 23 de março. Já os rios Marathaoan e Parnaíba, encontram-se em cota de alerta, nas cidades de Barras e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Em Floriano, o rio Parnaíba esta em cota de atenção e encontra-se no momento com a cota de 5,52 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,62 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,35 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 4,47 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,28 m, em cota de alerta, com previsão de manutenção nas próximas 12 horas, valor de 5,28 m, 28 cm acima da cota de alerta (5,00 m), continuando em cota de alerta.

A estacão de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 5,59 m, em situação de normalidade.  É  prevista elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,66 m, continuando em situação de normalidade.