Rio Marataoan, em Barras, entra na cota de alerta; chuvas continuam

A previsão continua indicando muita chuva em todo o Piauí, pelo menos até a próxima segunda-feira (20).

Chuvas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que têm caído sobre o Piauí nos últimos dias aumentou o nível dos rios na Bacia do Rio Parnaíba. O Rio Marataoan, em Barras,  atingiu a cota de alerta na noite de segunda-feira (13), ao ultrapassar os 370 cm.

Segundo dados de monitoramento hidrológico, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio Marataoan alcançou 386 cm às 16h30 desta terça-feira (14), mas ainda está longe da cota de inundação (acionado quando o nível estiver igual ou maior que 420 cm). 

A previsão continua indicando muita chuva em todo o Piauí, pelo menos até a próxima segunda-feira (20). Nesta terça (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) voltou e emitir alerta laranja (perigo) para fortes chuvas em todo o território piauiense, com volumes que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h. 

Alerta de Perigo em todo o Piauí entre esta terça (14) e quarta (15) | FOTO: Reprodução

Segundo o INMET, municípios da região Centro-Norte do Piauí, têm registrado maiores volumes pluviométricos. Até as 9h desta terça-feira, na região de Valença, por exemplo, choveu cerca de 30 mm em 24 horas. Na região de Barras, foram registrados acumulados de 20 mm. 

O INMET alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta para não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Caso necessário, deve-se procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES