Rio Marathaoan atinge nível de alerta e famílias ficam ilhadas em Barras

Na manhã de hoje, técnicos da Defesa Civil do Piauí e secretários de Barras percorreram a região atingida pela água.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido às fortes chuvas que atingem o Norte do Piauí, um riacho afluente do rio Marathaoan, na cidade de Barras, transbordou na madrugada desta terça-feira (21) e deixou cerca de 10 famílias da localidade Formosa, na zona rural do município, ilhadas. Na manhã de hoje, técnicos da Defesa Civil do Piauí e secretários de Barras percorreram a região atingida pela água.

 

Na segunda-feira (20) o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa (PSD) decretou situação de emergência em Barras após o Rio Marathaoan atingir nível de alerta.

Rio Marathaoan atinge nível de alerta em Barras Foto: Divulgação-Defesa Civil 

Conforme o técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Rego, a água do riacho não chegou a atingir as casas dos moradores. "Temos famílias ilhadas devido um riacho afluente do rio Marathaoan ter transbordado em Formosa, mas as casas não foram alagadas. O rio sofreu mudanças na quantidade de água devido ao aumento de chuvas na região e, no momento, não temos famílias em regiões alagadas”, contou.

Lúcio Flávio Rego disse que a inspeção da Defesa Civil constatou que a cidade está em alerta e segue monitorando as famílias ribeirinhas. Na quarta-feira (22) será montado um Comitê de Crise para elaboração de ações para ajudar moradores ilhados e famílias que vivem em áreas de risco para alagamentos. Além da zona rural, nos bairros Boa Vista, Fátima e Pedrinha o cenário é de risco para inundações e alagamentos.

Famílias ficam ilhadas na zona rural de Barras após riacho transbordar (Foto: Werton Costa)Na segunda-feira (20) o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa (PSD) decretou situação de emergência em Barras após o Rio Marathaoan atingir nível de alerta.

Segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o rio Marathaoan está na cota de alerta com 4,2m, faltando apenas 6cm para atingir a cota de inundação. 

O rio Longá, em Esperantina, atingiu cota de inundação (7,40m) na manhã de ontem e chegou a um máximo de 7,41m, mas está em processo de recessão e tem cota atual de 7,13m, 27 cm abaixo da cota de inundação. A prefeitura da cidade informou que 10 famílias ribeirinhas tiveram que sair de casa em razão de inundações. Cerca de 35 pessoas foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil do Piauí seguem monitorando as áreas de risco.

Famílias ficam ilhadas na zona rural de Barras após riacho transbordar (Foto: Werton Costa)

Previsão é de mais chuva

A previsão do tempo indica mais chuva para os 224 municípios piauienses nas próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território do estado está sob “perigo”, com possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h e de até 100 mm/dia. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (21) e a notificação é válida até às 10h de quarta (22).

O alerta laranja significa, de acordo com órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, “risco de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES