Rio Parnaíba continua fora da cota de alerta em Teresina, informa CPRM

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,45m, abaixo da cota de alerta (abaixo 5 cm), sendo prevista a manutenção do nível.

rio | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste sábado, 08 de janeiro, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um novo boletim onde informa que em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05m, portanto abaixo da cota de inundação 93 cm, sendo previsto que o nível se mantenha estável nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,05m, caso não ocorram grandes precipitações no intervalo da previsão. 

A cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Teresina

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,45m, abaixo da cota de alerta (abaixo 5 cm), sendo prevista a manutenção do nível para valores em torno de 5,43 nas próximas 8h.

Nível atual do Rio Parnaíba em Teresina é de 5,45m, abaixo da cota de alerta - Foto: Raíssa Morais

Luzilândia

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,99m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 4,98m, em torno do limiar da cota de alerta (5,00 m).

Rio Poti

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, zona rural de Teresina, é de 4,38m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 h para valores em torno de 4,06m, e mantendo-se em situação de normalidade. 

Barras

Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 3,38m, superando em 18 cm a cota de atenção (3,20m), valor que deve sofrer uma elevação para 3,40m nas próximas 8h. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 4,04m, devendo sofrer uma leve redução nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,02, em situação de normalidade.

Uruçuí

Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí, o somatório das vazões das estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (os três rios que contribuem para o volume de água que ora escoa pelas duas cidades), apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.850 m³/s, com volume estável desde as 22h da noite de ontem, 07/01/2022. O valor máximo ocorreu às 10h da manhã do dia 03/01/2022 com valores próximos a 2120m³/s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES