Rio Parnaíba, em Luzilândia é o 3º a entrar na cota de atenção após chuvas

O aviso de perigo (alerta laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua para todo o estado entre esta quinta (16) e sexta (17).

Rio Marataoan, em Barras | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois dos rios Marataoan (Barras) e Longá (em Esperantina) chegarem a níveis elevados após fortes chuvas, agora é a vez do Rio Parnaíba, em Luzilândia chegar à cota de atenção. 

O Rio Parnaíba atingiu a cota de atenção no início da manhã desta quinta-feira (16), ultrapassando os 400 cm. Na noite desta quinta, já havia subido 12 cm. 

Rio Marataoan, em Barras | FOTO: Lucrécio Arrais

Devido às fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias e a previsão de mais chuvas, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba. A vazão passou para 800 metros cúbicos por segundo (m³/s). Segundo a Chesf, a barragem se encontra com 68% do volume útil.

Rio Longá em nível de atenção

O Rio Longá, em Esperantina, que atingiu cota de alerta na quarta-feira (15), reduziu o nível nesta quinta-feira (16), mas ainda está na cota de atenção. Às 19 horas, o rio atingiu 596 cm, 56 cm acima da cota de atenção (540 cm). Nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 16,4 mm. 

Rio Marataoan mantém cota de alerta

Já o Rio Marataoan, em Barras, continua na cota de alerta, acima dos 370 cm, mas permanece estável. Na noite desta quinta-feira (16), chegou a 400 cm. 

Alerta de fortes chuvas continua

O aviso de perigo (alerta laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua para todo o estado entre esta quinta (16) e sexta (17). Segundo o INMET, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Valença do Piauí e Oeiras foram as cidades com maiores acumulados em 24 horas, até às 8h de hoje (16). Em Valença choveu 99,4 mm; em Oeiras, foram 91 mm, segundo dados do INMET.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES