Rio Parnaíba, em Teresina, entra na cota de atenção; Defesa Civil monitora

Segundo os dados do CPRM, agora são cinco o pontos que merecem atenção no Piauí em razão do nível dos rios.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Parnaíba, em Teresina, elevou seu nível com as fortes chuvas que têm caído no Piauí nos últimos dias e atingiu a cota de atenção (4,9 m) na manhã desta quinta-feira (23) e já registra 5,04m na tarde de hoje, mas ainda distante da cota de inundação (6,87m). 

A informação é do Serviço Geológico do Brasil (SGB - CPRM), que monitora os níveis de rios em diversas estações hidrometeorológicas distribuídas pelo estado.

Rio Parnaíba, em Teresina subiu o nível nos últimos dias | FOTO: Divulgação/SEMDEF

O Rio Parnaíba, em Floriano, também está na cota de atenção e atingiu no início da manhã de hoje, 6,45 m, mas voltou a reduzir o nível durante a tarde, chegando a 6,06 m.

Segundo os dados do CPRM, agora são cinco o pontos que merecem atenção no Piauí em razão do nível dos rios. Em três deles (Rio Parnaíba, em Luzilândia; Rio Longá, em Esperantina; e Rio Marataoan, em Barras), o nível chegou à cota de alerta e podem chegar à cota de inundação. 

Defesa Civil monitora aumento do nível dos rios em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (23), a Defesa Civil de Teresina realizou vistoria no Encontro dos Rios, no bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina. Segundo a Secretaria, o aumento é esperado. Por precaução, a área dos quiosques foi isolada. 

“Estivemos no Bairro Poty Velho, no Encontro dos Rios, acompanhando e realizando o monitoramento do aumento das águas dos Rio Poty e do Rio Parnaíba, devido ao aumento da barragem da Boa Esperança que aumentou a vazão para 1300 m³/seg, que anteriormente era 800m³/seg”, pontuou o secretário da Defesa Civil Municipal, Carlos Ribeiro.

Gerente de Operações, Marcos Rolf, e Secretário Carlos Ribeiro | FOTO: Divulgação/SEMDEF

A vistoria também contou com a presença do Gerente de Operações, Marcos Rolf, além dos bombeiros civis.

Após a vistoria, a Defesa Civil realizou um levantamento e monitoramento das áreas ribeirinhas entre o Rio Parnaíba e o Rio Poti. Segundo o gerente de Operações, Marcos Rolf, “os dados coletados indicaram um aumento considerável no volume do rio, mas segue dentro da normalidade, apesar de existir uma tensão sobre isso, devido o vazamento da barragem que está em torno de 1.300 m³/seg, o que deixa a Defesa Civil de Teresina em alerta".

Segundo o secretário da Defesa Civil, Carlos Ribeiro, as equipes da Defesa Civil Municipal continuam com os monitoramentos dos rios e das habitações das famílias ribeirinhas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES