Rio Parnaíba está em cota de atenção em Teresina, informa CPRM

Na cidade de Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,88m, portanto abaixo da cota de inundação 2,10m.

Rio Parnaíba | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira, 17 de janeiro, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um novo boletim onde informa que em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,88m, portanto abaixo da cota de inundação 2,10m. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 6,87m. A cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação.

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,99m, em cota de atenção, abaixo da cota de alerta (abaixo 51 cm), sendo previsto uma estabilização do nível nas próximas 8 horas em torno da cota 5,01m.

Rio Parnaíba se encontra em cota de atenção, abaixo da cota de alerta - Foto: Raíssa Morais

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,16m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,15m, 15 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

A cota atual do rio Poti é de 4,63m, devendo nas próximas 10h ficar com valores em torno de 4,18m, e mantendo-se , ainda, em situação de normalidade. Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 3,41m, superando em 21 cm a cota de atenção (3,20m), sendo prevista a estabilização da cota em torno de 3,40m nas próximas 8 horas. Já o rio Longá em Esperantina, tem cota atual de 4,21m, devendo manter-se nas próximas 8 horas em valores em torno de 4,22m, ainda em situação de normalidade.

Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí, o somatório das vazões das estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (os três rios que contribuem para o volume de água que ora escoa pelas duas cidades), apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.410 m³/s. O valor máximo ocorreu às 10 h da manhã do dia 03/01/2022 com valores próximos a 2120  m³/s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES