Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina; Floriano em alerta

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23 m (43 cm acima da cota de atenção de 4,80 m).

Rio Parnaíba | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira, 03 de janeiro, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim onde informa que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 7,10m, portando ainda acima da cota de alerta definida em 6,80m, sendo previsto que o nível continue em pequena redução para valores em torno de 7,02 m nas próximas 8h.  

Ainda segundo o boletim, a cota de inundação é definida em 8,98m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Teresina e Timon

Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23m (43 cm acima da cota de atenção de 4,80m), sendo prevista uma estabilização do nível em torno da cota de 5,19m nas próximas 8h, continuando abaixo da cota de alerta (5,50 m).

Rio Parnaíba segue na cota de atenção em Teresina - Foto: Raíssa Morais

Luzilândia

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,18 m, devendo aumentar para valores próximos a 4,48 m nas próximas 12h, ficando acima da cota de atenção de 48 cm.

Rio Poti

Tendo em vista os ainda relativamente baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina, Marataoan em Barras e Longá em Esperantina apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, zona rural de Teresina, é de 4,95 m, devendo começar processo de recessão para valores da ordem de 4,77 m nas próximas 10 horas, e mantendo-se abaixo da cota de atenção (8,0 m). Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 2,67 m, valor que deve se elevar para valores próximos a 2,70 m nas próximas 8h, mas ainda em situação de normalidade. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 3,18 m, devendo ter uma pequena elevação no nível para valores em torno de 3,22 m nas próximas 8 horas.

Uruçuí

Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí, o somatório das vazões das estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (os três rios que contribuem para o volume de água que ora escoa pelas duas cidades), apontam para o aumento dos volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 2050 m³/s, este já é o máximo observada desde o dia 27/12/2021. O volumes são uma resposta das grandes precipitações observadas nas últimas 12h em Sitio do Velho, 120mm.

A CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES