Rios mantêm situação de alerta no Piauí com ocorrência de mais chuvas

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a situação mais crítica está em Luzilândia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que têm se concentrado nos últimos dias na região ao Norte do Piauí mantiveram os rios Parnaíba (em Teresina e em Luzilândia), Longá (em Esperantina) e Marataoan (em Barras) em situação de atenção para os riscos das cheias. 

Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a situação mais crítica está em Luzilândia, onde o Rio Parnaíba alcançou, na tarde deste domingo 5,44 m, dentro da cota de alerta, faltando apenas 26 cm para atingir a cota de inundação. A previsão do CPRM é de aumento de 5 centímetros até a madrugada desta segunda-feira (27), permanecendo dentro da cota de alerta. Na região, choveu cerca de 30 mm em 24 horas.

Rio Parnaíba, em Teresina | FOTO: Raíssa Morais

Situação dos rios em Teresina 

O Rio Parnaíba, em Teresina, que atingiu a cota de atenção na última semana continua dentro do nível de atenção, apresentando, na tarde deste domingo (26), 5,14 metros. Segundo dados do CPRM, o nível deve baixar ainda mais até a noite de hoje, alcançando 5,07 m. Contudo, a situação ainda é de atenção. 

Já o Rio Poti permanece dentro da normalidade, distante da situação de atenção, com previsão de redução do nível nas próximas horas.

Situação de outros rios

Em Barras, o Rio Marataoan está dentro da cota de alerta, embora tenha apresentado estabilidade nas últimas 24 horas. A situação permanece de alerta, uma vez que faltam apenas 17 centímetros para atingir a cota de inundação. Segundo CPRM, o nível deve reduzir 1 centímetro até a noite deste domingo (26).

Em Esperantina, o Rio Longá reduziu o nível, saindo da cota de alerta no início da manhã deste domingo (26). Nesta tarde, o rio chegou a 6,33 metros, dentro da cota de atenção e distante 1,07 metros da cota de inundação. De acordo com o CPRM, o nível do rio deve reduzir mais 5 centímetros até a noite de hoje, mas permanecendo dentro do nível de atenção. 

Floriano fora de risco

Em Floriano, o Rio Parnaíba voltou ao nível dentro da normalidade, abaixo dos 5,50 metros, na manhã deste domingo (26), atingindo na tarde de hoje, 5,02m, 48 centímetros abaixo da cota de atenção.  

A Barragem de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, mantém a vazão de saída em 1.300 metros por segundo, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES