Risco de vício por álcool é maior entre os adolescentes, mostra pesquisa da OMS

O vício se torna mais latente em razão da formação do jovem ainda não ter sido completada

Vício | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde revela que, em média, o consumo excessivo de álcool entre jovens brasileiros é quase o dobro dos outros países. E a consequência é mais grave do que parece. O consumo exagerado é responsável por, pelo menos, três milhões de mortes ao ano. Enquanto a média de consumo excessivo de álcool em outros países é de 7,5% no ano, no Brasil esse número é quase o dobro, chegando 12,5%.

O que assusta ainda mais é outro dado, revelado ano passado, onde Teresina aparece como a terceira capital do Brasil no consumo excessivo de álcool, de acordo com pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. O levantamento foi realizado em 107 cidades e a capital piauiense ficou atrás apenas de Fortaleza e Salvador.

Essa realidade permanece nos dias atuais. Basta ir a alguma festa em Teresina para perceber o quanto as pessoas, sobretudo os jovens, bebem de forma exagerada, ao ponto de vomitar, desmaiar e passar vexame. Quando esse consumo de álcool se inicia cedo demais, a situação é preocupante, pois existe uma maior probabilidade da pessoa se tornar um alcoólatra.

De acordo com o médico hepatologista Antônio Barros, estudos mostram que quando a pessoa começa a beber ainda adolescente, o risco de se tornar dependente é cinco vezes maior. Segundo ele, isso acontece porque os circuitos neurológicos ainda não atingiram a maturidade, então a influência de uma substância que altera neurotransmissores tem um potencial maior.

“É por esse motivo que a maioria dos países têm legislação proibindo a venda e o uso de bebidas alcoólicas por menores”, explica o médico ao frisar que o consumo exagerado aumenta também o risco de violência, gravidez não desejada e doenças sexualmente transmissíveis, porque quem bebe se expõe a situações de risco”, completa.
Cresce o índice de “bebedores”

O Brasil tem pouco controle social. A frequência de consumo é grande e o controle social é pouco. Além disso, outro problema vem preocupando os especialistas na área. Houve um aumento do consumo de álcool entre homens e mulheres. Antônio Barros destaca que hoje não há diferença de consumo entre homens e mulheres. “Há 20 anos, para cada 10 homens tinha uma mulher que bebia. Hoje, para cada 3 homens, 1 mulher consome bebida alcoólica”, lamenta ao colocar que muitas pessoas entram em depressão por conta do consumo excessivo da bebida. “O álcool é classificado como uma substância depressora do sistema nervoso central, pois ele diminui a ação de um neurotransmissor, chamado serotonina”, diz.

Controle social pode ser a saída

A droga é considerada a maior causa de doenças e morte no país. O alcoolismo traz consequências negativas tanto para o consumidor de bebida alcoólica quanto para as pessoas que o rodeiam e a para a sociedade como um todo. É por isso que é necessário um controle social do álcool.

O controle social é um conjunto de medidas que já foram adotadas em alguns lugares do mundo, inclusive no Brasil, e que tiveram resultados. Antônio Barros destaca que a proibição não resolve, o que pode resolver é o controle social. A primeira medida a ser tomada, por exemplo, é fazer valer as leis já existentes.

“No Rio Grande do Sul, a fiscalização em relação ao cumprimento da Lei de que não pode ser vendida bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, é feita com sucesso. Lá os fiscais vão descaracterizados, junto com menores e induzem os comerciantes a venderem para eles. Caso vendam, eles perdem o alvará de funcionamento e ainda recebem multas altíssimas”, relata Antônio Barros.

O médico sugere ainda a intensificação das Blitze, como acontece no Rio de Janeiro. Segundo ele, o Rio é o Estado que melhor teve resultados, porque lá funciona. “Quando eles fazem as Blitze diminuem em 20% o número de atendimento nos hospitais nesses dias”, coloca ao informar que uma outra opção é fazer propaganda na embalagem da bebida, assim como fizeram com o cigarro.

“O Brasil foi o país que mais reduziu o número de fumantes. Essa é a prova de que uma campanha bem feita tem resultados. Nas embalagens das bebidas deveria conter: “O álcool é a maior causa de adoecimento e morte” ou “20 % dos consumidores de álcool se tornaram dependentes”, finaliza.

“A lei é beber”

Pesquisas mostram que 50% dos adolescentes começam a beber entre 12 e 14 anos e que 80% dos casos acontecem em casa e na presença dos pais, é o que afirma o médico hepatologista e professor Antônio Barros. Em segundo lugar, em festas e casas de amigos; e em terceiro, em bares.
Além disso, entre todos os fatores de risco, ter um amigo que consome bebida alcoólica é o mais determinante para que um adolescente comece a beber. O estudante Aerton Uchôa, de 21 anos, é um dos jovens que começaram a consumir álcool bem cedo.

Como é o caso da maioria deles, que mesmo conhecendo os efeitos da bebida alcoólica no organismo e na vida social, ele começou a beber como uma maneira de autoafirmação e para ser aceito em seu ciclo de amigos.

“Meus amigos ficavam todo tempo falando para eu beber, para experimentar. Até que eu provei e até hoje bebo”, coloca ao frisar que bebe sempre que dá.


“Bebo mais é cerveja e uísque. De vez em quando bebo no meio da semana, às vezes, quando tem algum aniversário, quando vou assistir a um jogo ou mesmo em um bate-papo com os amigos depois da faculdade. Já no final de semana, é de lei: tenho que beber!”, acrescenta.

Para não passar vexame, Aerton conta que no momento em que vê que a bebida está lhe pegando, para um pouco e depois volta a beber. “Nunca passei mal a ponto de ter que ir para o hospital, mas vomitar e dormir já”, completa o estudante que afirma que quando bebe uísque não sente muita ressaca, porém, as vezes que tem é ruim demais.

Sente muita dor de cabeça, não consegue comer quase nada e ingere água o dia todinho.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES