Rishi Sunak é anunciado como novo primeiro-ministro do Reino Unido

Sunak conversou com parlamentares e declarou que a prioridade de seu governo será a estabilidade econômica.

Rishi Sunak é anunciado como novo primeiro-ministro do Reino Unido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sem concorrência, Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda-feira (24), depois que seu rival Boris Johnson desistiu da disputa e Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.

A britânica Liz Truss renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra do Reino Unido nesta quinta-feira (20), abrindo novamente eleições para o cargo. A última eleição havia sido definida há pouco mais de um mês, no dia 5 de setembro.

Rishi Sunak é anunciado como novo primeiro-ministro do Reino Unido (Foto: Divulgação/REUTERS/Peter Nicholls)Rishi Sunak ainda precisa ser convidado pelo monarca britânico, o Rei Charles III, antes de ser considerado oficialmente o primeiro-ministro, mas esse procedimento é considerado uma formalidade.

Leia Mais

Após o anúncio do resultado, Sunak conversou com parlamentares e declarou que a prioridade de seu governo será a estabilidade econômica, disse o deputado Iain Duncan Smith.

Liz Truss parabenizou a vitória de Sunak em uma postagem no Twitter e disse que ele terá seu total apoio.

Johnson, um dos favoritos para a disputa, admitiu que não poderia mais unir o partido após um dos períodos mais turbulentos da história política britânica e não chegou a se candidatar.

A outra possível concorrente era Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns do Parlamento, mas ela não conseguiu o mínimo de 100 apoiadores que era necessário e retirou sua candidatura minutos antes do anúncio. 

Sunak, ex-ministro das Finanças de 42 anos, é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses.

Sunak é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses (Foto: Divulgação/ Stefan Rousseau/PA via AP)O ex-chefe de fundos enfrentará grandes desafios, encarregado de reconstruir a reputação fiscal do Reino Unido por meio de profundos cortes de gastos, em meio ao aumento das taxas de energia, alimentos e hipotecas.

Ele também vai presidir um partido que saltou de uma crise para outra nos últimos meses, muito dividido em linhas ideológicas, e um país que está ficando cada vez mais irritado com a conduta de seus políticos.

"O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", disse Sunak em um comunicado declarando sua candidatura no domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES