RJ: Traficantes usam drones para monitorar polícia e facções rivais

Tecnologia vira arma nas mãos erradas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A popularização dos drones fez com que a guerra no Rio de Janeiro chegasse a outros patamares: o céu. A tecnologia virou arma nas mãos dos traficantes com o intuito de  monitorar a polícia e facções rivais. Com a possibilidade de cobrir uma grande extensão aérea e sem ser notado com facilidade, as ferramentas são os novos “olhos” do tráfico em favelas como a Serrinha e Vigário Geral. 

Por outro lado, eles têm se tornado aliados indispensáveis de agentes públicos e privados de segurança. Nesse meio, quem fica para trás são as polícias Civil e Militar fluminenses, sem investimentos na área.

Do lado da criminalidade carioca, o chefe do tráfico na Serrinha, Walace de Brito Trindade, o Lacosta, foi um dos primeiros a adotá-las. Atual comandante do 41º BPM (Irajá), o tenente-coronel Maurílio Nunes comenta que, há aproximadamente dois anos, quando era do Bope, foi apreendido um controle de drone na favela de Madureira. 

No mês passado, a imagem de um drone sobrevoando o Parque das Missões, em Duque de Caxias, chamou a atenção. O veículo aéreo não-tripulado (Vant, como também são conhecidos) seria de Álvaro Malaquias, o Peixão, chefe do tráfico de Parada de Lucas, Vigário Geral e Cidade Alta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES