Robô Perseverance da Nasa pousa em Marte após sete meses de viagem

Objetivo da missão é buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Perseverance é o robô explorador mais sofisticado já enviado ao espaço.

Robô Perseverance da Nasa pousa em Marte após sete meses de viagem | Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O robô explorador Perseverance, da Nasa, pousou na superfície de Marte no final da tarde desta quinta-feira (18), sete meses depois de a missão partir da Terra. A chegada, transmitida ao vivo pelas redes sociais da agência espacial, ocorreu na cratera de Jezero, local de pouso mais perigoso já tentado.

"Estou seguro em Marte. Perseverance levará vocês a qualquer lugar", postou o perfil do robô no Twitter, o NASA's Perseverance Mars Rover.

O objetivo da missão, chamada de Mars 2020, é buscar vestígios de vida em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos.

Para isso, o robô carrega instrumentos que vão coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

Primeira imagem de Marte transmitida pelo robô Perseverance, que pousou no planeta nesta quinta (18). — Foto: Nasa

Perseverance é o robô explorador mais sofisticado já enviado ao espaço e o mais recente robô da linha de enviados a Marte. O primeiro foi o Sojourner, em 1997, seguido por Spirit e Opportunity, que desembarcaram no planeta em 2004. O último foi o Curiosity, que está no planeta desde 2012. Todos eles tiveram os nomes escolhidos em concursos nacionais.Ele partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020.

O nome do robô foi escolhido por um estudante da sétima série do estado da Virgínia, anunciado em março deste ano. Alexander Mather teve a sugestão escolhida entre 28 mil inscrições feitas por alunos do ensino fundamental e médio dos Estados Unidos.

'Sete minutos de terror'

Alguns minutos antes de entrar na atmosfera de Marte, o robô se separou da parte de cruzeiro, que o abasteceu de combustível durante a viagem.

Para tocar o solo do planeta vermelho, o Perseverance realizou uma manobra altamente delicada, chamada de “sete minutos de terror”: em sete minutos, o veículo teve que reduzir a velocidade de 20 mil km/h para zero.

Equipe da Nasa que monitorou o pouso de Perseverance comemora o momento da chegada do robô em Marte. — Foto: Nasa

Por causa das medidas de segurança contra a Covid-19, a equipe que monitorou o pouso foi reduzida e as pessoas ficaram separadas por placas de acrílico. No momento do pouco, a equipe comemorou com uma salva de palmas.

O veículo espacial da Nasa é o terceiro a atingir Marte em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos.

O Perseverance, o novo robô que a Nasa enviou a Marte — Foto: Nasa 

Entenda a Mars 2020

Os cientistas acreditam que Marte tinha, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um lago onde hoje existe uma cratera, a cratera de Jezero. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra que podem conter vestígios de organismos.

De acordo com a agência espacial americana, o Perseverance é um "cientista robô" que pesa pouco mais de 1 tonelada. Ele conta com uma série de instrumentos: câmeras de engenharia, equipamentos nos braços, uma broca, uma estação meteorológica, instrumento de laser, câmeras para fazer panoramas coloridos, entre outros.

O terreno de Marte será fotografado como nunca por são 19 câmeras para trazer informações sobre o clima e a geologia do planeta.

Assista o pouso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES