Rotas do Café e das Quitandas, em Minas, despontam e agradam turistas

Reconhecido pela tradicional culinária, o estado se destaca pelo famoso cafezinho e pelos seus acompanhamentos

Estado é um dos maiores produtores de café do país | Divulgação/Rota do Café Especial
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estado é um dos maiores produtores de café do país. Crédito: Divulgação/Rota do Café Especial

Reconhecida internacionalmente por seu queijo, culinária e por seus destinos históricos, Minas Gerais tem, também no café, mais um atrativo para quem quer desbravar este grande destino turístico do país. O estado, que completa 300 anos nesta quarta-feira (02.12), e é um dos maiores produtores do Brasil, dispõe de uma rota específica para quem é amante dessa bebida consumida por milhões de brasileiros. É dos mineiros, inclusive, o título de melhor café do mundo, conquistado no “Cup of Excellence” – principal concurso internacional da qualidade dos cafés.

Denominada “Rota do Café”, o percurso de 35km, que compreende os municípios de Carmo de Minas e São Lourenço (MG), disponibiliza ao turista uma experiência única. Por meio de visitas a fazendas centenárias, que contam um pouca da história e cultura dos mineiros e da bebida, provas de cafés de boa qualidade e o pão de queijo, que não pode faltar, o visitante tem a oportunidade de provar o que Minas tem a oferecer de melhor, seguindo todos os protocolos de segurança necessários devido à pandemia.

Além disso, o turista pode desfrutar de um belo passeio de balão e aproveitar a vista privilegiada que a região possui. São diversas plantações de cafés e fazendas ao entorno e as belas paisagens das montanhas da Mantiqueira de Minas. Outro atrativo imperdível é o banho de café: uma banheira com água sulfurosa e café especial, que dá ao visitante, literalmente, um banho com diversos benefícios para a pele e para a saúde. Ao final da tarde, ainda tem o belo pôr do sol em Carmo de Minas. Com cerca de 1.300 metros de altitude, o local disponibiliza um mirante que é o ponto de encontro de fotógrafos e de apaixonados pelo fenômeno natural.

Ainda em Minas, o café e a cachaça são os destaques de um roteiro, onde os turistas podem conhecer o processo artesanal de produção dessas bebidas, enquanto se deliciam com a típica comida mineira. Para acompanhar, apresentações culturais, rodas de viola caipira e peças de artesanato em palha de café.

Destaque para o café de montanha, produzido na região, em altitudes superiores a 1.000 metros, que revelam características de aroma e sabor próprios premiados. Nesse roteiro, o turista vivencia talentos típicos do Brasil rural, nas serras de Minas Gerais, nos municípios de Acaiaca, Araponga, Canaã, Guaraciaba e Viçosa. O roteiro inclui ainda o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, rico em biodiversidade.

ROTA DAS QUITANDAS – Não adianta falar de café sem um bom acompanhamento, não é mesmo? Pode ser com broas, bolos, biscoitos, rosquinhas, pães de queijo e o que mais se possa servir com esta deliciosa bebida. Não por acaso que o estado, também, possui uma rota específica para o assunto. Em cidades mineiras como Paracatu, Congonhas, São Tiago, São Bartolomeu e Igarapé, o turista pode provar das deliciosas quitandas, que tanto orgulham o estado.

Paracatu, por exemplo, é conhecida como a “Terra das quitandas” e tem como destaque a queijadinha, a desmamada, a empada de massa fina e o bolo de domingo, que contém ingredientes como farinha de arroz, erva doce e noz-moscada. Em Congonhas, os turistas podem se deliciar com receitas premiadas do bolo de banana especial, broas de sabores diversos e até um nhoque à mineira. E não dá para ir em Igarapé sem provar o inigualável biscoito frito feito na cidade. O quitute é uma atração à parte, que atrai milhares de pessoas.

Na “Terra do Café com Biscoito”, São Tiago, os visitantes podem degustar as quitandas e ainda participar de oficinas para aprender a arte do produto. Agora, se você gosta de um cafezinho com um doce, São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, é o destino certo. O local é conhecido pelos bons doces, que são feitos no tacho de cobre, e pelas tradicionais Festa da Goiabada e Encontro de Tradições Culinárias. Seja qual for sua escolha, bom passeio. E bom apetite!(Por Victor Maciel/MTur)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES