mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

"Saberíamos que esse dia chegaria", diz infectologista sobre 1° óbito

Diretor do Hospital Natan Portela fala sobre o 1° óbito por Covid-19 no Piauí.

O primeiro óbito por conta do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmado oficialmente no Piauí, por meio da  Secretaria de Estado da Saúde. O Lacen liberou na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus.

O infectologista José Noronha, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, disse que desde o dia que foi criado o protocolo, eles sabiam que esse dia chegaria, o que segundo ele, não muda toda a programação de assistência à saúde. Ele reforça a importância do recolhimento social nesse momento. “Agora a gente faz um apelo para a população: fiquem em casa! mantenham as medidas de isolamento social. Se protejam! protejam seus idosos, os seus filhos e proteja os nossos profissionais de saúde”, afirma. No Piauí, subiu para 11 o número de casos confirmados de Covid-19 e 176 suspeitos.

 

O infectologista ainda faz um alerta para as pessoas que tiveram contato com pacientes positivos e que ainda não apresentaram os sintomas. “Fiquem em casa, isolados. Para ver se vão aparecer sintomas ou não. E quem está com sintomas gripais, também fique em casa de repouso e se hidrate. É importante também o isolamento familiar e domiciliar. Caso persista os sintomas, procure o serviço de saúde”, completa. 

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, declarou em entrevista à TV Meio Norte neste sábado (28), que após a confirmação da primeira morte por Covid-19 no Piauí, a Sesapi vai seguir o plano de contingência elaborado em janeiro, que vem sendo atualizado conforme a necessidade técnica que incluem todos os planos preventivos e assistencial.

"Saberíamos que esse dia chegaria", diz infectologista sobre 1° óbito  - Imagem 1

“Nós tínhamos até agora somente casos confirmados na capital e agora temos em três cidades do Piauí, sendo Teresina, Parnaíba, que é a segunda maior cidade em população do Estado e São José do Divino, então nós estamos dando a transparência necessária para a população e reforçamos a necessidade do isolamento domiciliar”, pontuou.

Confirmada a primeira morte no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi registrada no Piauí a primeira morte por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.  O Lacen liberou na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), que testaram positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador Wellington Dias, através de vídeo divulgado nas redes sociais. 

"Saberíamos que esse dia chegaria", diz infectologista sobre 1° óbito  - Imagem 2


O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município de Piracuruca, mas não resistiu.  Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.

Em posicionamento oficial, Florentino Neto divulgou um vídeo à imprensa falando sobre caso do prefeito de São José do Divino. “Temos que ver a nova configuração no Estado. Antes só tínhamos caso em Teresina e agora temos casos confirmados em São José do Divino em Parnaíba. Estamos desenvolvendo ações com essas cidades cumprindo aquilo que estabelece nosso plano de contingência”, afirma.


A Associação Piauiense de Municípios (APPM) também lamentou a morte do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, a partir de uma nota de pesar.

O governador Wellington Dias divulgou um vídeo confirmado a morte do prefeito por coronavírus.

"Saberíamos que esse dia chegaria", diz infectologista sobre 1° óbito  - Imagem 3

Confira a nota de pesar da APPM na íntegra:

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) lamenta, com pesar, o falecimento do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, na madrugada desta sexta-feira (27). A diretoria e funcionários da APPM se irmanam aos familiares e amigos de Antônio Nonato, rogando para que encontrem resignação e resiliência neste momento de dor.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail