Saiba como cuidar da sua saúde bucal e evitar transmissão de Covid-19

Cirurgiões dentistas falam sobre as principais medidas para não ser atingido pelo vírus que está assombrando o mundo inteiro

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que a pandemia de coronavírus está acelerando e o mundo já tem mais de 300 mil casos registrados. Sabemos que o melhor tratamento para o vírus é evitar o contato com outras pessoas. Porém, além disso, é muito importante manter os devidos cuidados com a saúde bucal.

"A saúde bucal deve ser uma rotina e é preciso que todos mantenham uma boa escovação, o uso do fio dental e, também, do enxaguante bucal. Essas ações diárias fazem com que diminuam o risco de transmissão do coronavírus", afirma Eric Daldegan, cirurgião dentista, implantodontista e protesista.

O Dr. Fábio Sato, cirurgião dentista e especialista bucomaxilofacial, explica que manter a saúde bucal e a rotina de higiene evita o crescimento de microorganismos que podem circular pelo corpo todo.

Para ajudar a população brasileira a melhorar a higiene bucal e, também, a evitar o transmissão do coronavírus, os cirurgiões dentistas preparam dicas essenciais para o momento que o país enfrenta:

Segundo o Dr. Eric, diversas pessoas tem a mania de colocar a mão na boca e isso acaba sendo uma ação involuntária, onde na maioria das vezes, elas nem percebem o ato. Porém, uma medida muito importante para evitar a transmissão é se policiar para não levar a mão a boca, pois ela é uma parte do corpo que está em contato direto com diversas superfícies e acabam absorvendo todos os tipos de bactérias.

reprodução internet

Trocar a escova de dente com regularidade deve ser um hábito que o brasileiro precisa adotar. Além da higiene, a escova de dente usada por muito tempo acaba perdendo a sua eficácia e, assim, não desempenha o seu papel de limpeza com 100% de excelência. "Ao ficar internado ou ter contato com alguma pessoa que apresentou os sintomas do COVID-19, é importante realizar a troca da escova, para que ela não fique com bactérias. Além disso, escovar os dentes depois de todas as refeições evita que o ambiente se torne favorável para o vírus", afirma Dr. Fabio Sato.

A boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias. "Os fluidos da boca podem transmitir o vírus, então, a minha recomendação é que beijos sejam evitados nesse período", explica o Dr. Eric Daldegan.

Os brasileiros devem se manter em casa, isolados, para que a propagação do vírus não aumente ainda mais. Porém, não é porque está em casa, sem contato com as pessoas que se deve esquecer da higiene bucal. "As vezes, relaxamos com a saúde bucal porque estamos em casa, mas com a pandemia de coronavírus, não podemos descuidar um minuto sequer, porque qualquer ato falho, o vírus já pode se manifestar", finaliza Dr. Fabio Sato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES