Saiba como identificar as fibras em alimentos industrializados

Também retardam a sensação de fome, uma vantagem para quem está de olho na balança

A tabela nutricional detalha a quantidade de fibra alimentar | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É só checar o rótulo que elas estão ali: as fibras! Indispensáveis para o funcionamento do organismo, as fibras são fundamentais para a saúde intestinal e ajudam a controlar os níveis de colesterol, glicose e insulina no sangue, o que colabora com a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Também retardam a sensação de fome, uma vantagem para quem está de olho na balança.

Com todos esses benefícios, não é à toa que 49% dos consumidores se dizem dispostos a pagarem mais por alimentos com fibras em sua composição. O dado é de uma pesquisa realizada no Brasil pela Tate & Lyle.

Legumes, verduras, frutas e grãos são as fontes de fibras mais comuns, mas dá para encontrar opções nutritivas nas prateleiras do supermercado. “Para atender aos consumidores que priorizam uma alimentação balanceada, a indústria de alimentos tem desenvolvido produtos fortificados com fibras, uma estratégia que funciona tanto para reduzir açúcar e calorias das formulações, como para auxiliar o consumidor a ingerir mais fibras no dia a dia”, explica Renata Cassar, nutricionista.

“Na formulação de bolos, por exemplo, as fibras são responsáveis por manter a textura úmida e macia, além de repor os sólidos perdidos, como acontece no processo de redução de açúcares, complementa a especialista”, complementa a especialista.

As fibras adicionadas às formulações constam na lista de ingredientes, no rótulo dos produtos alimentícios. Com nomes técnicos, elas podem passar despercebidas e/ou causar estranhamento ao consumidor. Para que isso não ocorra, confira a lista de fibras mais utilizadas pela indústria de alimentos e saiba como escolher produtos que podem dar um up no consumo diário de fibras.

- Polidextrose: a polidextrose é empregada na fabricação de bebidas e alimentos de baixa caloria. Esta fibra é usada pela indústria alimentícia em estratégias de redução de açúcar e calorias e como solução para o enriquecimento e fortificação com fibras.  Pode ser encontrada em uma gama de categorias, tais como: bebidas em geral, iogurtes, achocolatados, biscoitos, em produtos de panificação, como bolos e pães e até mesmo no leite em pó (que por determinação da legislação de alimentos, ao receber a adição de fibras, passa a ser denominado de composto lácteo). Como o nome não é familiar a muitos consumidores, essa fibra pode passar despercebida ou pode até mesmo ser confundida com outros macronutrientes. Por isso, inclua a polidextrose em seu vocabulário de fibras!

- Inulina: presente em vegetais como chicória, alho-poró e aspargo, a inulina é uma fibra com efeito probiótico, ou seja, ajuda na atividade metabólica das bactérias boas do intestino. Esta fibra é utilizada pela indústria na formulação de alimentos com baixo nível de calorias e de carboidratos e em produtos zero açúcar e/ou zero gordura, tais como biscoitos, pães, bolos, temperos, cereais, iogurtes, produtos lácteos, sorvetes e balas.

- Frutooligossacarideos (FOS): são fibras da família dos frutanos. Barras de cereais, biscoitos, bebidas lácteas e leites fermentados podem receber os FOS em suas formulações para fortificação e enriquecimento em fibras. Também está presente em produtos dietéticos, como sorvetes, balas, cremes vegetais, patês e sobremesas.

- Fibra solúvel de milho (maltodextrina resistente ou amido de milho resistente): a fibra solúvel de milho, denominada tecnicamente de amido de milho resistente, é uma fibra usada num amplo leque de preparações alimentícias, bebidas e condimentos, incluindo cereais, produtos cozidos, doces, produtos lácteos, alimentos congelados, sopas, molhos para salada, bebidas à base de frutas, bebidas carbonatadas, bebidas usadas como substitutos de refeições e água aromatizada. Além de ajudar a reduzir calorias e açúcar, é fonte de fibras para fortificação e enriquecimento.

Foco no rótulo

Para saber quanto de fibra tem um alimento, não tem fórmula mágica: é preciso checar o rótulo. A tabela nutricional detalha a quantidade de fibra alimentar em gramas por porção e a porcentagem que essa quantidade representa no valor diário (%VD) que um adulto saudável necessita. Segundo as normas da Anvisa, para ser considerado fonte de fibras o alimento precisa conter pelo menos 2,5 gramas por porção e 5 gramas por porção para ser rico em fibras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES