Saiba como se prevenir da doença do beijo durante o carnaval

Ela ganhou esse nome popular por apresentar uma incidência maior em adolescentes e jovens adultos entre 15 e 25 anos que estão mais acostumados a “ficar” com diversas pessoas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A mononucleose infecciosa, conhecida também como doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr(EBV)e transmitida pela saliva. Ela ganhou esse nome popular por apresentar uma incidência maior em adolescentes e jovens adultos entre 15 e 25 anos que estão mais acostumados a “ficar” com diversas pessoas e,por isso, em épocas como o carnaval, seu risco de contágio aumenta muito.

A professora de Patologia Bucal da Faculdade de Odontologia da USP, Karem Ortega, explica que é bem direta e incisiva. “Diminuir a quantidade de parceiros pode diminuir as chances de contrair o vírus”, diz.

E, embora o beijo seja a forma mais comum de se contrair o vírus, não é oúnica meio de contágio. “O ideal seria evitar qualquer tipo de contato direto com a saliva de outras pessoas. Por isso, evite compartilhartalheres ou copos de outras pessoas, por exemplo”, diz a especialista.

Portanto, aí está outra boa dica para se proteger nesse carnaval; evite beber no mesmo copo de seus amigos ou parceiros. O poder de contágio da mononucleose é tão grande que até gotículas de saliva lançadas durante uma conversa ou em uma tossida podem causar a transmissão da doença.

Você pode ter o vírus e nem sabe

Estima-se que 80% da população adulta já contraiu o vírus em algum momento, mas em apenas 10% ele se manifestou, assim como acontece com o vírus do herpes. Dentre esses 10% que apresentam sintomas, pode-se encontrar, com bem menos frequência, crianças. “As com menos de quatro anos costumam apresentar febre, aumento dos gânglios linfáticos, dor de garganta, aumento do baço e do fígado, rinite e tosse”, diz Karem.Já os jovens adultos começam a apresentar a doença com fadiga, mal estar e falta de apetite e, só depois, os sintomas citados acima aparecem.

Tratamento

Não há tratamento específico para o vírus, mas para os sintomas que ele causa no organismo. “Por exemplo, se a pessoa apresenta febre são administrados antitérmicos, se apresenta dores de garganta, anti-inflamatórios, e assim por diante. Na verdade, o próprio organismo consegue produzir anticorpos para controlar a proliferação do EBV, mas não consegue eliminá-lo totalmente. Assim, mesmo depois que a pessoa esteja curada dos sintomas, ela continua carregando o vírus e, eventualmente, pode transmiti-lo para outras pessoas, o que torna seu controle bem difícil”, diz Karem.

Fora isso, é preciso ter paciência, pois o EBV vai embora sozinho e costuma ter um ciclo de 10 a 15 dias. Depois desse período, os sintomas costumam aliviar bastante.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES