Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Saiba como ser aprovado em concurso público

Professor elenca como montar um plano de estudos

Compartilhe
Google Whatsapp

O ano de 2019 já se aproxima e muita gente faz planos para passar num concurso público. Estabilidade e alta remuneração, estes costumam ser os motivos que mais chamam a atenção de quem sonha em passar em um concurso. Todos querem ver seu nome na lista de aprovados. Mas será que qualquer um tem a chance de passar? É hora de começar a planejar os estudos para os certames? O Jornal MN conversou com um especialista sobre o cenário atual de concursos e os principais desafios de quem almeja uma carreira pública em 2019.

O concurseiro piauiense pode se preparar para as oportunidades de concursos. No Piauí estão confirmados para o primeiro semestre de 2019, pelo menos seis, Guarda Municipal de Teresina, Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e Prefeituras de Parnaíba e Campo Maior. Já há previsões de lançamentos de editais para um novo certame da Polícia Militar-PI, além da Secretaria Municipal de Educação da capital (Semec). Também há novas vagas a serem criadas para a composição do quadro de pessoal da nova universidade na região do Delta do Parnaíba (PI).

O estado vizinho do Ceará autorizou o edital para a Polícia Civil-CE e o Governo do Maranhão já anuncia a necessidade de um novo concurso para provimentos de 500 vagas para Secretaria de Educação (Seduc-MA). A nível federal, já estão assegurados recursos para preenchimento (provimento) de cargos para Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Depois de avaliar quais os concursos estão previstos para 2019, qual o grau de escolaridade exigida e as atividades desempenhadas no cargo pretendido, é hora de levantar as mangas e iniciar os estudos.

Confira as dicas para alcançar a aprovação

Para o professor e diretor do Podium Concursos, especialista em concursos públicos, Ronald Moura, o aluno precisa aprender a ter disciplina. Formado em Bacharel em Direito e Segurança Pública, além de ser especialista em Docência e Segurança, o docente elencou um plano para passar num concurso com base em sua experiência e método de estudo aplicado no preparatório.

\"Ronald
Ronald Moura (Crédito: José Alves Filho)


Ronald orienta que é vital que o concurseiro estude o edital para analisar a banca realizadora do exame, as matérias exigidas, a forma e correção. “É imprescindível mapear os assuntos de cada matéria que são cobrados pela banca, para priorizar o seu estudo. Vale ressaltar que os assuntos que menos domina ou em que apresenta maior dificuldade devem ser sempre revisados”, caracterizou. Com isso, veja as dicas do professor.

Jornal Meio Norte: Quais as maiores dificuldades que os concursandos enfrentam para passar?

Ronald Moura: A maior dificuldade que eu enxergo nos alunos é a falta de disciplina e de comprometimento. Não adianta você querer atravessar um mar revolto se não estiver no melhor barco, num preparatório. Na hora que o aluno consegue incorporar essa necessidade juntamente com um bom preparatório, a aprovação é certa.

JMN: Existe uma ‘fórmula de sucesso’ para passar em concursos?

R. M.: Existe, sim, e é a persistência. Concurso não é que nem uma loteria em que uma hora acerta ou nunca acerta. Um concurso é como um copo vazio, a cada prova – etapa – você enche o copo e chegará uma hora que ele transbordará. Se você se preparar, você passará para um ou outros concursos, e você se tornará esse copo cheio. Você constrói sua aprovação.

JMN: É necessário fazer cursos preparatórios?

R. M.: São vários os vieses. Os preparatórios possuem professores que sabem e vivenciam por banca o que normalmente ela cobra. Você pode estudar um livro todo, mas pode estudá-lo de forma qualificada, quando você tem uma boa orientação, e isso encurta sua aprovação.

JMN: É melhor prestar vários concursos ou focar em apenas um?

R. M.: Se você gosta de segurança pública foque na área policial, se você gosta de saúde, foque nessa área. Se gosta de tribunais, faça concursos nesse ramo. Você pode fazer concurso em outros estados como Maranhão e nada impede que você tente no Piauí. Então, não é escolher um concurso específico, mas uma área específica, e com isso você irá ir amadurecendo e vai criando condições de uma aprovação mais tranquila.

JMN: Como escolher o melhor concurso para prestar?

R. M.: O melhor concurso é aquele que você vai se sentir bem. Descubra qual é o seu jeito e o que vai lhe fazer bem, a questão salarial é importante, mas ela pode ser galgada no decorrer do tempo.

JMN: Qual a dica final para quem busca aprovação em concurso?

R. M.: Tenha disciplina e trace um objetivo. Todo início de ano você tem a oportunidade de mudar a sua história e buscar a preparação é a melhor indicação.

Tempo livre para estudar mais

A rotina de trabalho não impede quem deseja estudar, mas cada um aproveita o tempo livre como pode. A estudante Karoene, 28 anos, aproveita suas férias no trabalho para se dedicar às provas. Ela é caloura estreante na área de preparatórios e decidiu investir num cursinho para um concurso na área policial com blocos de aulas semanais pela manhã.

“As aulas iniciam no dia 15 de janeiro e quero saber os bizus de questões, saber analisar minuciosamente como se trabalha a banca, que é o mais importante, e isso pode fazer com que você passe”, disse.

\"Karoene
Karoene aproveitou as férias para estudar para concurso (Crédito: José Alves Filho)


Ela afirma que está buscando estudar para o concurso da Polícia Militar. “Mas o que sempre quis é a Civil. A meta para 2019 é que vou buscar aprovação”, projetou ela.

Assim como Karoene, lembre-se: o que garantirá a sua aprovação é dedicar-se durante os 365 dias e noites do ano. Inclusive, entre um feriado e outro, é possível se dedicar aos conteúdos. O próximo ano pode ser o \"ano da sua aprovação\" e, decerto, será comemorada por toda família. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×