Saiba como trabalhar como advogado freelance sem estresse

Ampliar a agenda de contatos e manter um relacionamento saudável

Saiba como trabalhar como advogado freelance sem estresse | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado freelance tem uma rotina diferente daquele que trabalha em um escritório de advocacia. Mesmo não tendo uma rotina especifica, esse modo de trabalhar possui vantagens e desvantagens.

Pensado nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar esse profissional a exercer melhor a função com tranquilidade.

1. Networking

Ampliar a agenda de contatos e manter um relacionamento saudável com clientes e outros colegas da mesma área são fatores cruciais para o profissional autônomo. Um serviço bem prestado somado a uma boa comunicação faz com que o advogado crie um nome no mercado e seja indicado para outras causas.

2. Rigorosa organização

A possibilidade de montar o próprio horário de trabalho, adequando-o da melhor forma possível a outros compromissos, é uma das grandes vantagens em ser um colaborador freelance. No entanto, é preciso tomar cuidado para que essa liberdade não venha a se transformar em um pesadelo. O profissional deve ser extremamente diligente com a administração de seus compromissos.

3. Administração dos rendimentos

Sabe-se que a remuneração do advogado autônomo depende, essencialmente, de honorários convencionais, sucumbenciais e eventuais participações sobre o resultado útil do processo. Isso faz com que os rendimentos sejam auferidos em intervalos de tempo irregulares e em quantias variáveis. As despesas básicas, por outro lado, costumam ser regulares e fixas, como as contas de energia elétrica e internet, pagas uma vez ao mês, e a manutenção do registro na OAB, paga uma vez ao ano. Não resta outra alternativa senão criar uma reserva nos meses em que o advogado tem superávit, para auxiliá-lo nos meses em que poderá ter um eventual déficit.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES