Saiba o que fazer para cancelar o empréstimo indevido do Auxílio Brasil

O cancelamento também pode ser feito por quem pediu o consignado, mas se arrependeu, desde que o dinheiro não tenha sido utilizado

Saiba o que fazer para cancelar o empréstimo indevido do Auxílio Brasil | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CRISTIANE GERCINA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram o empréstimo consignado liberado de forma indevida podem cancelar o crédito. O cancelamento também pode ser feito por quem pediu o consignado, mas se arrependeu, desde que o dinheiro não tenha sido utilizado.

O pagamento da parcela de novembro do Auxílio começa a ser feito nesta quinta-feira (17). No início deste mês, ao fazer a consulta, muitos cidadãos reclamaram de desconto indevido de empréstimo no benefício. Há duas situações: desconto antecipado de quem fez o pedido do empréstimo e concessão irregular.

Paola de Carvalho, diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, acompanha os casos desde que a consulta ao valor do benefício de novembro foi liberada pelo aplicativo. Na maioria deles, o desconto da parcela será de R$ 160.

Para ela, não há orientações claras sobre o que fazer. "As famílias estão para lá e para cá. Não há uma orientação", diz Paola, que busca uma ação coletiva judicial para resolução do problema.

Saiba o que fazer para cancelar o empréstimo indevido do Auxílio Brasil - Foto: Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal informou, na última quinta-feira (10), que irá cancelar os descontos indevidos. Para isso, no entanto, o cidadão precisa fazer o pedido.

Sobre a parcela de novembro, o banco está enviando mensagens aos beneficiários com a seguinte informação: "A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação.

A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania."

O que fazer para cancelar o empréstimo Os beneficiários que não reconhecem o consignado ou que não querem mais o dinheiro têm até sete dias para desistir do empréstimo, contados a partir da liberação do dinheiro. Primeiro, é preciso identificar a instituição financeira que realizou o empréstimo.

Para isso, o cidadão deve ligar no 121, do Ministério da Cidadania, e informar o CPF. Depois de receber a informação sobre qual é o banco do empréstimo, é necessário fazer contato.

Caso o contrato tenha sido fechado com a Caixa Econômica Federal, o cancelamento é feito diretamente nas agências. É necessário levar CPF e um documento com foto.

Quem vai desistir de empréstimo já feito não pode ter usado o dinheiro. É preciso que o valor total esteja na conta na data em que for cancelar.

ONDE RECLAMAR

O beneficiário pode procurar o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco. No caso da Caixa, os telefones são 0800-7260101, 0800-7262492 (para pessoas com deficiência auditiva ou de fala) ou 0800 -725 7474, da Ouvidoria da Caixa.

Também é possível reclamar no site consumidor.gov.br, da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Nele, digite o nome da empresa a ser pesquisada e, em seguida, clique na lupa. Na tela seguinte, vá em "registrar reclamação", acima, em azul.

Informe os dados, diga se já procurou a empresa e envie os protocolos de atendimento. A empresa deverá acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até dez dias. A consulta para sabe como está o andamento da demanda pode ser feita no site do consumidor.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES