Saiba o que significa a frase “Je suis Charlie” e entenda o motivo da sua repercussão

Charlie Hebdo é um jornal satírico francês, muito famoso por fazer críticas ácidas ao islamismo e outras religiões

Je suis Charlie | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde quarta-feira várias pessoas começaram a postar na internet a frase “Je suis Charlie”, e desde que isso aconteceu muitas pessoas começaram a postar a frase e comentar em redes sociais, mas afinal o que isso significa? A história é um pouco longa, então vamos por partes.

Charlie Hebdo é um jornal satírico francês, muito famoso por fazer críticas ácidas ao islamismo e outras religiões como as que você verá abaixo :




Acontece que após anos publicando material desse teor, e muita ameaça por parte dos islamistas radicais, três homens invadiram a sede do jornal em Paris e assassinaram 12 pessoas e deixaram 11 feridas, entre os mortos estão o diretor do jornal e alguns cartunistas que morreram em um dos ataques terroristas mais violentos da história da imprensa mundial.

Tudo isso aconteceu por conta dessas ilustrações?

Sim, o jornal é famoso mundialmente por publicar esse tiro de crítica há mais de 10 anos, o que colocou ele na mira dos radicais islamistas, não existia nenhum outro motivo para a sede ser invadida e as pessoas assassinadas.

Famoso e polêmico pela sátira, alimentada pela publicação de caricaturas de Maomé, nada, nem mesmo ataques às suas instalações e inúmeras ameaças de morte, deteve a publicação de manter a sua linha.

“Se nos começarmos a questionar se temos ou não o direito a desenhar Maomé, ou se é perigoso fazê-lo, a questão seguinte vai ser se podemos representar os muçulmanos em um jornal”, disse Charb, ouvido pela emissora RTL em Setembro de 2012, ao fim de uma semana de protestos contra o filme anti-islão Innocence of Muslims e após a publicação pelo Charlie Hebdo de uma caricatura de Maomé, numa cadeira de rodas, empurrado por um judeu ortodoxo.

Nesta quarta-feira, o mundo assistiu a um dos ataques mais violentos contra um órgão de comunicação social e reagiu nas redes sociais. Na França, o jornal Libération abre o seu site com a frase “Somos todos Charlie”(Em francês Je Suis Charlie) , que repete na capa do seu perfil no Facebook. O Le Monde, um dos maiores jornais da França, segue o mesmo caminho. No Figaro, tudo parou durante um minuto para uma homenagem em silêncio às vítimas.

Nos países vizinhos de França, como Espanha, jornais como o El País manifestam a sua solidariedade através de cartoons criados pelos seus colaboradores. Em Portugal, o PÚBLICO, a SIC Notícias, o Expresso e o estão de luto pela morte de colegas de profissão franceses e manifestam-no através do seu logo, sites ou redes sociais. “A partir de 7 de Janeiro, falar em Charlie Hebdo é, para além disso, falar também em vingança, assassínio cobarde, crime premeditado não só contra pessoas, mas também contra o espírito de liberdade que elas personificavam e, apesar de muitas terem sido assassinadas, ainda personificam”, escreve a direção editorial do PÚBLICO.

E foi assim que tudo começou, nas redes sociais pessoas e empresas trocaram os seus perfis lutando por um mundo mais democrático, onde ninguém morra por ter uma opinião ou por um desenho, a frase “Je Suis Charlie” será usada como um marco, e jamais será esquecida. Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES