Saiba onde vacinar cães e gatos contra a raiva em Teresina hoje

Campanha de vacinação neste sábado (30) conta com 136 pontos para a imunização de animais domésticos

Cachorro é vacinado em Teresina | FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um surto de raiva identificado em Teresina após anos de erradicação da doença, além de problemas no dia D de vacinação por conta da falta de seringas, acontece neste sábado (30) uma campanha para a vacinação de cães e gatos contra a doença, que também pode afetar seres humanos. Ao todo, são 136 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

Primeira fase nas zonas Leste e Norte

A abertura da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado (30) na Unidade Escolar Firmina Sobreira, Rua Desembargador Flávio Furtado, Praça do Poti Velho, zona Norte. Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina. A meta é atender 67.883 animais.

Segunda fase na zona Sul e Sudeste

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado (6) em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Na zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro e terá divulgação nas localidades.

A Gerência de Zoonoses (Gezon) da FMS informa que essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. O gerente da Gezon, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem os cães e gatos a um dos postos. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, explica. 

Cachorro é vacinado em Teresina. Crédito: FMS.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. 

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Saiba onde está vacinando:

original_lista-postos-vacina-30-10.pdf



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES