Saiba quais as restrições para reabertura dos shoppings em Teresina

Centros comerciais, shoppings e ouros setores poderão retomar atividades a partir de segunda-feira (03)

Saiba quais as restrições para reabertura dos shoppings em Teresina | Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segunda etapa da Fase 2 de retomada gradual das atividades econômicas em Teresina já inicia na próxima segunda-feira (03/08), com a volta dos centros comerciais e shoppings, além das indústria extrativa; indústria de transformação; atividades imobiliárias; atividades profissionais, científicas e técnicas. Todos os setores deverão seguir protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo Coronavírus.

E não é só isso. Todas essas atividades citadas voltam de forma gradual e respeitando algumas restrições, como somente 50% dos trabalhadores no espaço físico do estabelecimento, por apenas quatro dias na semana e cumprindo seis horas de trabalho por dia. A ocupação máxima do espaço de atendimento ao público deve ser de uma pessoa por 4m². Alguns Shoppings estão adotando distanciamento de degraus demarcados nas escadas rolantes, por exemplo. 

Outras medidas especificadas para o setor são o uso de barreiras de proteção ou face shield por funcionários de balcões e atendimento direto ao público, disponibilização de álcool 70% para funcionários e clientes, evitar prova de produtos e manutenção constante dos condicionadores de ar.

LEIA MAIS:  Veja o que abre neste fim de semana de lockdown parcial em Teresina

Shoppings reabrem com restrições e protocolos de segurança na próxima segunda (Meio Norte)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está trabalhando junto aos lojistas e shopping centers para garantir uma reabertura segura para a população. As equipes de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal estão visitando os estabelecimentos e avaliando todas as medidas de segurança tomadas para receber a população a partir da próxima segunda-feira (03), quando está programada a abertura desses locais.

A Vigilância Sanitária também reforça a importância de se priorizar o atendimento online, com entregas, retirada expressa sem desembarque (drive-thru) ou retirada em balcão. As empresas devem flexibilizar os horários de trabalho com a adoção de sistemas de escalas mínimas no horário padrão das 14h às 20h, e priorizar reuniões virtuais.

O prefeito Firmino Filho alerta que o respeito aos protocolos de segurança é fundamental para o sucesso desta etapa da retomada e para que se possa avançar para a fase seguinte. “Nesse processo temos que ter muito cuidado. Importante que todos tenham consciência do seu papel e que adotem os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus. Só assim teremos sucesso nesse processo de abertura da cidade”, afirma.

A retomada de atividades dos shopping centers e varejo conta com protocolo específico para funcionamento, incluindo orientações para a administração e lojistas sobre as principais medidas sanitárias a serem implantadas de acordo com estas normas. “A prioridade ainda deve ser evitar aglomerações, por isso uma das principais medidas é o controle da quantidade de clientes no interior das lojas e o uso constante de máscara”, alerta a gerente da Vigilância Sanitária de Teresina, Jeanyne Seba.

LEIA MAIS|: Teresina terá 1250 agentes para rastrear casos de Covid em residências

Vigilância Sanitária realiza fiscalização em shoppings antes de retomada (PMT)

Com relação aos centros comerciais e shoppings, poderão funcionar a partir da próxima semana o comércio varejista de armas e munições; lojas de departamentos ou magazines, exceto lojas francas (Duty free) a não ser que estas estejam em aeroportos, portos e em fronteiras terrestres; tabacaria; comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes; de bebidas alcoólicas; de mercadorias em lojas de conveniência; de produtos alimentícios em geral ou especializado em alimentos não especificados anteriormente; de tecidos; de artigos de armarinho; artigos de cama, mesa e banho; de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas.

Ainda no comércio varejista, poderão funcionar estabelecimentos nas áreas de livros, de jornais e revistas, de artigos de papelaria, de discos, CDs, DVDs e fitas, de brinquedos e artigos recreativos, de artigos esportivos, de bicicletas e cia, de artigos de caça, pesca e camping, de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, de artigos do vestuário e acessórios, de calçados, de artigos de viagem, de antiguidades, de outros artigos usados, de suvenires, bijuterias e artesanatos, de plantas e flores naturais, de objetos de arte, de fogos de artifício e artigos pirotécnicos, e outros produtos não especificados anteriormente.

No setor da indústria extrativa, estarão autorizados a funcionar serviços de extração de carvão mineral e atividades de apoio à extração de minerais. Já na indústria de transformação estarão liberados atividades relacionadas a produção de couro, artigos para viagem e calçados, fabricação de produtos químicos não estabelecidas no Decreto N° 19.639/20, e produtos diversos.

LEIA MAIS: Governo do Piauí triplicou número de UTIs no interior do estado

Com relação à atividades profissionais, científicas e técnicas, poderão retornar os serviços de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial, pesquisas e desenvolvimento científico, publicidade e pesquisa de mercado, e outras atividades do setor. Serviços imobiliários também estarão permitidos.

Além disso, também voltam a ativa: agências matrimoniais; exploração de máquinas de serviços pessoais acionadas por moeda; atividades de sauna e banhos; serviços de tatuagem e colocação de piercing; alojamento de animais domésticos; higiene e embelezamento de animais domésticos; e outras atividades de serviços pessoais não especificadas anteriormente.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES