Saiba quem é Frederick Wassef, que escondeu Fabrício Queiroz em casa

O advogado negava que tinha qualquer informação sobre o paradeiro do ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Frederick Wassef, mais conhecido como Fred Wassef, é advogado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no caso Adélio Bispo e de Flávio Bolsonaro no esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Com boas relações com a família Bolsonaro há pelo menos seis anos, Wassef abrigou o ex-assessor de Flávio, Fabrício Queiroz, em uma das suas residências, localizada em Atibaia, no interior de São Paulo. A prisão aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (18).

Em entrevistas para a imprensa, Fred Wassef negava que tinha qualquer informação sobre o paradeiro do ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Ainda em setembro de 2019, Fred ironizou ao dizer que "não era o advogado" de Queiroz para saber da localização do investigado. No entanto, o caseiro do endereço em Atibaia disse que Fabrício estava no endereço de Fred há pelo menos um ano.

LEIA MAIS: Caseiro diz que Queiroz estava na casa de advogado em Atibaia há 1 ano

Wasseff (à esquerda) participa de cerimônia de posse do ministro das Comunicações 

Relações próximas com a família Bolsonaro

Frederick Wassef atua para a família Bolsonaro desde 2014 e é o que muitos defensores do presidente Bolsonaro consideram como "bolsonarista raiz". Defensor das "ações mais efetivas da polícia" no combate à violência, Fred é adversário da esquerda e católico praticante. Wassef costumava realizar rondas de carro pela madrugada de São Paulo. Nesses momentos, gravava vídeos flagrantes de desperdício de dinheiro público ou suspeita de corrupção.

A relação de identificação entre  Fred Wassef e Jair Bolsonaro teria começado a partir quando o advogado, após ver um suposto vídeo do presidente, entrou em contato para um encontro pessoal no gabinete da Câmara. O contato teria sido estreitado em 2015, quando Fred e a ex-esposa, empresária Cristina Boner, passaram a ser visitados pela primeira-dama Michelle na companhia do presidente Bolsonaro

Nascido e criado em um dos bairros nobres de São Paulo, Fred costuma dizer que foi um dos primeiros a incentivar que o então deputado fosse candidato à Presidência. Além da amigo pessoal, Wassef passou a orientar Bolsonaro juridicamente.

Daniel Marenco/Agência O Globo

“Conheço a família desde 2014 e tive uma atuação de consultoria jurídica e advocacia. Sempre no sentido do restabelecimento da verdade. Bolsonaro é, há tempos, vítima de crimes como denunciação caluniosa, calúnia e difamação. Ele foi vítima de uma insana perseguição contra um homem que é um verdadeiro herói”, disse Fred, segundo o Estadão.

Discreto nos casos em que atua, Wassef teve como exceção o caso de Flávio Bolsonaro. Na visão dele, o senador passou a sofrer um “massacre midiático”. “Eu não vejo que o papel do advogado seja ficar dando entrevista nem publicidade à defesa técnica do cliente. Via de regra, nunca falo com imprensa, não dou entrevista, jamais permiti ser fotografado.” Mudou nesse caso. “Excepcionalmente, entendi que a situação é atípica, fora da curva. Flávio está sofrendo um massacre midiático”, disse.

Em outras entrevitas, Wassef esclareceu que Queiroz dizia que o senador Flávio Bolsonaro nunca teve conhecimento de tudo o que ele fazia. Quando questionado sobre o fato de Queiroz ter admitido que recolhia parte dos salários dos funcionários do gabinete para contratar outras pessoas, Wassef comentou que se houve algum crime, a culpa seria do ex-assessor.

Fabrício Queiroz



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES