Paulo Guimarães fala da importância da Sala Virtual na Casa Meio Norte

Foi doado também um laboratório completo de informática pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, através do empresário Paulo Guimarães

Tablets serão usados pelos alunos | PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A descoberta de novas ferramentas tecnológicas para contribuir com a educação deixou dezenas de pares de olhos brilhando de alegria. Essa experiência foi vivenciada por alunos da Escola Municipal Casa Meio Norte, situada no bairro Verde Lar, na zona Leste de Teresina. 

Foi doado também um laboratório completo de informática pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, através do empresário Paulo Guimarães. 

Nesta quarta-feira (1º), a instituição inaugurou uma sala virtual com 15 tablets. Os equipamentos são um reforço a mais na instituição que se destaca pela qualidade de ensino na rede pública de Teresina.

As pequenas mãos de Jeffer Saraiva, 10 anos, tocavam pela primeira vez a tela de um tablet. O aluno, que só tinha visto o equipamento na televisão, aprovou as funcionalidades da sua nova ferramenta de ensino. "Eu gostei. Serve para muitas coisas. Vai nos ajudar a pesquisar as atividades e também assistir vídeos que eu gosto", contou. 

Prefeito Doutor Pessoa acompanha alunos durante inauguração de sala virtual (Foto: Prefeitura de Teresina)

Maysa Fonseca, 10 anos, ficou alegre ao saber que era possível acessar vídeos e até escrever textos por meio do dispositivo. "Eu nunca tinha tocado, achei muito interessante escrever e assistir. Eu estou muito feliz com o tablet", expressou.

O dia especial mereceu uma recepção à altura. A entrega foi realizada durante um café da manhã com o prefeito de Teresina Doutor Pessoa e Nouga Cardoso, secretário Municipal de Educação. 

"A Casa Meio Norte é referência. Essa referência é dada por Deus e pela infraestrutura. Agora nós estamos com tecnologia moderna, conectados, principalmente com professores e coordenadores que têm uma metodologia de conhecimento diferente. A diferença mais marcante é o interesse de trazer educação de qualidade para o município de Teresina. Hoje o mundo moderno não vive sem tecnologia, isso é bom para todo mundo", disse o prefeito Doutor Pessoa.

A professora Ruthnéia Lima, à frente da escola Casa Meio Norte, celebrou a nova conquista e foi só elogios para o empresário Paulo Guimarães.  "Estamos em um momento em que a tecnologia mais do que nunca se faz presente e se impõe no nosso cotidiano. Nós vamos fazer com que essas crianças tenham alfabetização tecnológica, ter contato com o mundo, incentivar a pesquisa na educação. Vamos fazer uma articulação pedagógica para que cada criança tenha acesso aos equipamentos", expressou.

Com 350 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Casa Meio Norte possui não somente uma infraestrutura de qualidade, também comporta profissionais da educação e funcionários comprometidos com o desenvolvimento escolar e humano das crianças.

A aposta é em um conhecimento baseado na humanização e afetividade, essenciais na formação. A fórmula alcançou resultados surpreendentes na educação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), feito em 2019, é de 8.4, superior à média das escolas municipais do Piauí, 5.4.

Na próxima sexta-feira (3), os 62 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da instituição terão a oportunidade de aumentar esse índice através da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicada em todo o país.

As expectativas são as melhores. "Eu vou tirar 10, pois a gente já vem estudando há muito tempo. Estou aguardando muito essa prova, pois é o momento que a gente mostra um pouco do que aprendeu", afirma David Wendel Oliveira, 11 anos.

Casa Meio Norte será ampliada

Aumentar o índice do Ideb não é o único desafio. A escola tem outra grande meta: ampliar o número de vagas através da implantação do Ensino Infantil. Para isso, é preciso concluir uma obra que está parada. 

Um espaço, localizado nos fundos da instituição, vai comportar 12 salas de aulas para atender mais de 200 crianças de 2 a 5 anos de idade. O secretário Nouga Cardoso se comprometeu em agilizar a ampliação.

"A escola é um forte exemplo na rede municipal de ensino. Aqui, além da infraestrutura de pessoal, a prefeitura cuida da manutenção desta casa em parceria com o Grupo Meio Norte. Atualmente nós estamos ampliando as instalações, nós temos uma ampliação que já está 98% concluída. Precisa apenas dos acabamentos. Todo esse processo já está sendo concluído pela Prefeitura de Teresina para que a gente possa entregar essa reforma no primeiro semestre de 2022", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES