Salas de aula online entram no ar para Ensino Fundamental e Médio

Soluções educacionais para quem está em casa

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta segunda-feira, dia 30, entram no ar as Classes Abertas, salas de aulas online em que professores disponibilizam reforço escolar, material educativo e tiram dúvidas

Também já está sendo exibida a faixa especial de programação Estude em Casa, no Canal Futura, em horário escolar, com aulas e programas educativos. E no YouTube do Canal, mais de 600 videoaulas inéditas abordam conteúdo do Ensino Médio e Fundamental.

Começa nesta segunda-feira, dia 30, o projeto Classes Abertas, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, que vai disponibilizar salas de aula online com a orientação de professores. São 10 turmas com dois modelos de classes abertas: oito salas temáticas, com ciclos semanais e tópicos propostos pelos professores, e dois ambientes de reforço escolar, contemplando o conteúdo de Ensino Fundamental e Médio. A atualização das salas educativas é diária, com materiais, vídeos, atividades e interação com os educadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site telecurso.org.br.

No momento em quase 50 milhões de estudantes no Brasil enfrentam a suspensão das aulas no país, o Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho desenvolveu soluções para diminuir o impacto do afastamento da escola e reforçar o atendimento a quem precisa estudar em casa. São três frentes de trabalho, com a implementação de novos projetos e soluções, todos com acesso gratuito: distribuição de conteúdo multiplataforma; serviços educacionais online (como as Classes Abertas) e formação de professores.

ReproduçãoReforço escolar na programação

Nesta primeira semana, as aulas temáticas - referentes a Português, História, Matemática e Sociologia - incluem tópicos como "Renascimento, Grandes Navegações e Invasão das Américas", "Raça, etnia, gênero, sexualidade e diversidade", variação linguística e divisão matemática, entre outros. As aulas são preparadas pelos professores da Escola da Fundação Roberto Marinho.

Já a escala de aulas de reforço escolar nas Classes Abertas segue a grade da nova faixa especial de programação do Canal Futura. A faixa "Estude em Casa" traz um conjunto de conteúdos educativos para ajudar quem teve sua rotina escolar alterada por causa da prevenção à COVID-19. O Futura customizou três novas faixas de programação, de segunda a sexta-feira em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15). Entre os conteúdos exibidos estão teleaulas de matérias do Ensino Fundamental e Médio e diversos programas educativos do canal, como Turma da Robótica, Ciência para Todos e Show da História. Todo o conteúdo pode ser acessado na TV (disponível para todos os assinantes de TV por assinatura) e gratuitamente no Futuraplay.

"O momento é urgente, por isso nos mobilizamos para oferecer soluções customizadas e de qualidade, de maneira ágil, para os estudantes, educadores, familiares e instituições parceiras de todo o país. A Fundação Roberto Marinho lança um conjunto amplo de ações que atenderão a várias frentes, e une esforços em busca de garantir conteúdo de qualidade com acesso gratuito a todos", diz o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia.

Mais de 600 videoaulas no Youtube

Para reforçar a distribuição de conteúdo online, estão sendo disponibilizadas também mais de 600 videoaulas inéditas no canal do Futura no Youtube, com conteúdo do Ensino Fundamental II alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Já estão no ar as playlists de Português, Matemática, Artes, Física e Química.

Formação de professores

O terceiro eixo de soluções online desenvolvidas pela Fundação Roberto Marinho voltadas ao período de suspensão das aulas é a formação de professores para utilizar recursos digitais e audiovisuais de maneira pedagógica. Os educadores vão ter acesso a materiais como guias e vídeos tutoriais sobre a melhor forma de trabalhar com os estudantes, como dicas para gravar videoaulas com qualidade ou fazer transmissões ao vivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES