SAMU de Timon registra queda no número de atendimento a idosos após vacina

Em Timon, mais de 17.800 pessoas com idades a partir de 60 anos receberam a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca. Segundo o Samu, houve redução de 60% nas ligações para atendimento a idosos com sintomas

Atendimento de pacientes idosos com sintomas da Covid-19 reduziu em Timon | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Atendimento Móvel de  Urgência (SAMU) de Timon (MA), registrou nos últimos dias, uma redução no número de ligações para socorrer pacientes idosos com sintomas da Covid-19. Segundo o SAMU, isso é resultado da vacinação desse público contra a doença.   

"No início da pandemia, o SAMU recebia de cinco a seis ocorrências por dia de pacientes com idade a partir dos 60 anos e que se queixavam de problemas respiratórias. Com a vacinação, observamos que esse número reduziu bastante, algo em torno de 60%. Eram idosos com um quadro grave, que se queixavam de falta de ar intensa, estavam com a saturação muito baixa e em estado de choque. Nesses casos houve uma grande diminuição”, explica o enfermeiro Gleydson Araújo e Silva, coordenador geral do SAMU em Timon.

Em Timon, mais de 17.800 pessoas com idades a partir de 60 anos receberam a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca.

Atendimento de pacientes idosos com sintomas da Covid-19 reduziu em Timon| foto: Divulgação

Por outro lado, o coordenador-geral do SAMU destaca que o número de ocorrências com quadro sugestivo para a Covid-19 tem aumentado em pacientes mais jovens. “Atualmente, temos uma demanda considerável de pacientes entre 18 a 45 anos. São pessoas com quadro de cansaço, diarreia”, alerta Araújo.

O SAMU em Timon atende, em média, dez pacientes por dia e, metade das ocorrências, ainda são relacionadas a casos suspeitos de Covid-19.

“O SAMU não faz o diagnóstico de Covid. Levamos ao hospital mais próximo e lá é feito o teste. Mas, através do quadro clínico, como já temos experiência, conseguimos identificar se é ou não um paciente com suspeita covid, pois os sintomas são, praticamente, os mesmos: tosse, cansaço mesmo de leve e diarreia. Essas ocorrências persistem agora em pacientes mais jovens e é preciso que a população mantenha as medidas preventivas”, destaca o coordenador geral do SAMU em Timon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES