SAMU realiza quatro mil atendimentos por mês

SAMU realiza quatro mil atendimentos por mês

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Servi?o de Atendimento M?dico de Urg?ncia - SAMU Teresina realiza, em m?dia, quatro mil atendimentos mensais. Sendo que 10% deles s?o realizados na zona rural de Teresina. Al?m dos atendimentos onde h? necessidade de uma unidade m?vel de sa?de no local, o SAMU recebe ainda cerca de duas mil liga?es, nas quais o solicitante recebe orienta?es m?dicas, sem a necessidade do deslocamento de ambul?ncias.

Diariamente o SAMU registra cerca de 150 atendimentos, estes com envio de ambul?ncia. Em outras 30 liga?es, h? o atendimento m?dico pelo telefone. Esse servi?o ? chamado de regula??o m?dica. ?Em cada liga??o, o m?dico estabelece um di?logo com a pessoa que est? fazendo a liga??o, e assim ele faz uma avalia??o se ? necess?rio um envio de uma ambul?ncia seguindo crit?rios estes, iguais, para todos?, explica a coordenadora do SAMU, enfermeira Clara Leal.

A coordenadora ressalta que o m?dico regulador n?o est? vendo o paciente e por isso ? importante que o solicitante da ambul?ncia relate tudo que est? acontecendo: ?O m?dico n?o est? fazendo um diagn?stico do paciente. Ele vai orientar de acordo com as informa?es que s?o passadas. ? importante que o solicitante diga o que realmente aconteceu?, diz.

Clara frisa que pode acontecer de o solicitante aumentar a gravidade do ocorrido com o paciente e dessa forma ele pode prejudicar o servi?o do SAMU: ?Quando o solicitante aumenta a gravidade do estado do paciente, n?s mandamos uma ambul?ncia de alta complexidade. Se houver um atendimento real que exija esta ambul?ncia, n?o vai haver atendimento a quem realmente precisa. ? um preju?zo para a sociedade?.

O SAMU atende casos em que h? necessidade de atendimento m?dico o mais r?pido poss?vel, quando o paciente n?o tem condi?es de se locomover, como, por exemplo: pessoas idosas, acidentes de tr?nsito em geral, envenenamentos, queimaduras, ferimentos por armas de fogo, perda de consci?ncia, crises convulsivas sucessivas, afogamentos, tentativas de suic?dio, portadores de transtornos mentais em crise e hemorragias.

Atualmente, o SAMU conta com uma equipe de 12 telefonistas, 14 enfermeiros, 82 motoristas, 62 auxiliares de enfermagem, 23 m?dicos e seis r?dios operadores. A frota de ambul?ncias conta com 10 ve?culos na ativa e cinco na reserva. ?A estrutura ? adequada para atender a popula??o de Teresina, dentro dos moldes do servi?o preconizado pelo Minist?rio da Sa?de?, frisou a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES