Saneamento básico garante a preservação do meio ambiente

Em Timon, falta de água é coisa do passado. Agora, com as obras de esgoto, a Águas de Timon também projeta deixar para trás a realidade de esgotos a céu aberto.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os investimentos em saneamento básico são essenciais para preservar o meio ambiente e, consequentemente, melhorar a saúde e qualidade de vida de toda a população. Atuando há sete anos no município, a Águas de Timon já investiu mais de R$ 140 milhões para garantir água de qualidade e com regularidade na torneira de todos os timonenses. Agora, a empresa concentra esforços para ampliar a rede de esgoto na cidade na intenção de coletar e tratar o esgoto para que ele seja devolvido corretamente ao rio Parnaíba.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a concessionária instalará novos Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQs), localizados nos bairros Cajueiro, Mateusinho, Parque União e Santo Antônio. Ao todo, a empresa possuirá 45 PCQs em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de coletar amostras, analisar em laboratório e garantir a entrega de água de qualidade para a população. “O timonense pode beber nossa água direto da torneira, nós garantimos uma água limpa”, garante Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon.

Águas de Timon tem atuado para garantir saneamento básico de qualidade (Foto: reprodução)

Além dos PCQs, a concessionária celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente intensificando as obras da linha de recalque (tubulação de grande proporção) no bairro Boa Vista, da Elevatória de Esgoto na região da Guarita e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na zona rural. O local receberá todo o esgoto coletado na cidade a partir das redes de esgoto que estão sendo instaladas em diversas regiões. Até agora, a empresa já implantou e recuperou rede nos bairros: Centro, São Benedito, Mangueira, Parque Piauí, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão e Vila Bandeira.

Leia Mais

Presente e futuro mais saudáveis

Em Timon, falta de água é coisa do passado. Agora, com as obras de esgoto, a Águas de Timon também projeta deixar para trás a realidade de esgotos a céu aberto. Os investimentos realizados em infraestrutura com o programa Timon Saneada vão fazer o município saltar de 3% para 33% a cobertura de esgoto ainda esse ano. “Isso significa que teremos uma cidade que preserva os seus rios e que cuida do meio ambiente. Por consequência, teremos uma população muito mais saudável”, garante Jacy Prado.

O líder comunitário Celso Salazar Gonçalves reconhece os avanços do acesso regular à água tratada e espera a finalização das obras de esgoto. “Nós conseguimos ter uma nova vivência com água de qualidade em nossas casas, em nossas torneiras. A gente sabe que água tratada traz benefícios para a saúde e para a cidade como um todo. E com o esgotamento ganha agora a população, que tem acesso a um bairro sem esgoto a céu aberto. E vem mudanças positivas para a preservação da natureza, do meio ambiente em nossa cidade’’, destaca



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES