Saneamento básico: garantia de preservação ambiental e qualidade de vida

Em cinco anos, a concessionária Águas de Teresina aplicou mais de R$ 1 bilhão na capital, acabando com a falta d’água crônica.

l | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O saneamento básico está ligado a um conjunto de medidas voltadas para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população, sendo fator importante para prevenir doenças, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Em Teresina, os investimentos em saneamento têm transformado a vida de inúmeras pessoas, que foram impactadas positivamente a partir do acesso à água tratada. 

Em cinco anos, a concessionária Águas de Teresina aplicou mais de R$ 1 bilhão na capital, acabando com a falta d’água crônica que tanto prejudicava a qualidade de vida dos moradores, sobretudo no período de B-R-O Bró. O investimento proporcionou água tratada e de qualidade que dá para beber direto da torneira. É o que relata o senhor Reginaldo Soares, morador da Usina Santana, na zona sudeste.

Saneamento básico: garantia de preservação ambiental e qualidade de vida (Foto: Divulgação)

“A gente não dormia durante a noite, por que era o horário que tinha água e íamos pegar para usar durante o dia. Passei uns 15 anos sem saber o que era tomar banho de chuveiro. Agora temos água na torneira, podemos tomar aquele banho de chuveiro, a esposa pode lavar roupa com tranquilidade, enfim, mudou para melhor”, enfatiza.

Além de garantir investimentos para proporcionar água para todos, a empresa investe constantemente no monitoramento por meio de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. Ao todo, Teresina possui 120 PCQs instalados estrategicamente na cidade para coletar amostras e analisá-las periodicamente.  

Agora, a empresa investe esforços na universalização do esgotamento sanitário para acabar de vez com a realidade de esgoto à céu aberto na capital. Desde que começou a operar na capital, a Águas de Teresina mais que dobrou a cobertura de esgotamento o da cidade, saindo de 19% para 40%. A meta é que até 2025 seja alcançada 67% de cobertura, com a expectativa de atingir 90% até o ano de 2033.

“Cuidar do saneamento básico é cuidar diretamente do meio ambiente. Uma cidade saneada preserva seus dos recursos hídricos, em virtude do tratamento correto dos dejetos, que deixarão de poluir a natureza. Isso contribui para um bioma muito mais saudável e impacta positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES