São Luis é primeira capital do Brasil a vacinar adolescentes

Nesta terça (13), jovens de 17 anos receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 e nesta quarta-feira (14), jovens de 16 anos serão contemplados.

Jovem de 17 anos vacinada com primeira dose contra a Covid-19 | Reprodução/Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São Luís (MA) iniciou, nesta terça-feira (13), a vacinação contra Covid-19 para pessoas com menos 18 anos. A capital é a primeira do Brasil a ampliar a vacinação para adolescentes, de 12 a 17 anos. Nesta terça (13), jovens de 17 anos receberam a primeira dose e nesta quarta-feira (14), jovens de 16 anos serão contemplados. 

O sistema para cadastro foi aberto no domingo (11) e a expectativa é de imunizar cerca de 110 mil adolescentes. Segundo a Prefeitura, o município já conseguiu aplicar a primeira dose em 90% da população adulta; e 20% da população foi contemplada com a segunda dose ou dose única.  Jovem vacinada contra Covid-19 em São Luis | foto: Reprodução/Redes Sociais

Situação nos estados

Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha anunciado a ampliação da vacina contra Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos, diversos estados estão se mobilizando para incluir esse público no calendário de vacinação. 

Em pelo menos seis estados, prefeituras e secretarias estaduais de saúde anunciaram medidas para aplicar a vacina nesse público-alvo. 

Nesta terça-feira (13), o governador do Piauí, Wellington Dias, representando os governadores brasileiros, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar, entre outros assuntos, da vacinação dos adolescentes a partir de 12 anos. No Piauí, ainda não há previsão de começar a vacinar esse público. 

Em São Paulo, a previsão é que a primeira dose seja aplicada a partir do dia 23 agosto, contemplando adolescentes com comorbidades e deficiências.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) anunciaram, na segunda-feira (12), a ampliação da vacina para jovens com comorbidades e idades entre 12 e 18 anos incompletos, a partir da próxima remessa da vacina da Pfizer.

No Ceará, o cadastramento foi aberto desde o mês passado, mas ainda não há data para começar a vacinação. 

Também incluíram os adolescentes no calendário de vacinação, os estados da Paraíba e Rio de Janeiro, com previsão a partir de setembro. Salvador (BA) fez o pedido ao Ministério da Saúde e aguarda resposta.  

Imunizante destinado

Dos quatro imunizantes disponíveis hoje no Brasil, a Pfizer é a única que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa) para ser aplicado nessa faixa etária. 

Segundo a Pfizer e a BioNTech, que desenvolveram a vacina juntas, o imunizante obteve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. A vacina já é autorizada para adolescentes de 12 anos ou mais nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

Agora, a Pfizer também está testando o imunizante nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES