São Luís tem a sexta rua mais bonita do Brasil

A rua do Giz foi eleita pela Casa Vogue como a sexta rua mais bonita e tem em sua história uma beleza que encanta

A Rua do Giz foi escolhida a sexta mais bonita do país | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nome chama a atenção: Rua do Giz. Ela fica localizada no Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, e recebeu um título que faz jus a ela. 

A Rua do Giz foi escolhida a sexta rua mais bonita do país. O título foi dado pelo revista Casa Vogue. Então, nada mais certo que receber essa denominação de quem entende do assunto. A publicação é especializada em Arquitetura e decoração.

Mas o que tornou esse lugar especial na escolha? Além de abrigar um conjunto arquitetônico muito importante e bem antigo, ela possui traços da colonização portuguesa presente em azulejos e também em sua escadaria.

O nome Rua do Giz, surgiu, segundo contam os historiadores que no local havia uma argila branca escorregadia, que gerava uma espécie de pó.

Rua do Giz é a sexta mais bonita do pais/ reprodução internet

Sua história se confunde com a própria história de São Luís e ela chegou a contribuir para que a capital maranhense recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.

Começa no Largo do Palácio, continuava até a ladeira Vira-Mundo (rua Humberto de campos), para depois subir pela rua nova cascata (Jacinto Maia). 

O trecho entre o Largo do Palácio e a escadaria foi aterrado para formar o passeio que fica em frente ao Palácio do Comércio (Associação Comercial). Muitos artistas pintaram essa rua pela majestosa paisagem das fachadas dos prédios coloniais na ladeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES