Prefeito Lincoln Matos inaugura Centro de Enfrentamento à Covid-19

Prefeito Lincoln Matos falou sobre a importância do Centro de Enfrentamento à Covid-19.

Centro de Enfrentamento à Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19 – Creco, na tarde de quarta-feira (12/08). O Centro está funcionando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Canto, com atedimento exclusivamente aos casos da Covid-19. 

O Centro é mais uma importante medida adotada pelo Prefeito Lincoln Matos no enfrentamento à Covid-19. A atual gestão tem cumprido as exigências da Lei Federal, inclusive está na lista dos mais transparentes nos gastos efetuados com a pandemia do novo Coronavírus.

Em entrevista, o prefeito Lincoln Matos destacou a importância do Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19 para a população de São Miguel do Tapuio. 

Prefeito Lincoln Matos

“Eu queria estar inaugurando agora uma das quadras que estão sendo construídas em nosso interior, as quadras poliesportivas, ou então uma das nove passagens molhadas, também no interior, ou ainda aquela belíssima escola de 12 salas de aula, lá no Luís Araújo Torres. Esta seria a minha vontade maior, no entanto, eu me sinto satisfeito de estarmos à essa altura entregando à nossa população, com zelo e respeito que ela merece, o Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19 – Creco. Nós estamos numa guerra, o adversário, que é o Coronavírus, é perigosíssimo. Ele mata.”, alertou o gestor.

De acordo com o gestor, São Miguel do Tapuio é um dos poucos municípios da região que conta com um Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19. Segundo ele, uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem está responsável pelo atendimento.

“É de se comemorar, mesmo sem festa, já que não é o momento para festa, a abertura desse Centro porque aqui nós teremos a porta de entrada para o Sistema de Prevenção, Tratamento e combate, enfim, à Covid-19 em nosso município. Aliás, são poucos os municípios que têm um Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19. Aqui nós teremos equipe médica, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, ou seja, todo o pessoal de apoio necessário para que o nosso paciente que venha supostamente afetado por um processo gripal achar que possa estar com Covid-19, ele virá aqui e será orientado de toda forma possível. E cabe a Secretaria Municipal de Saúde, uma vez o paciente entrando no sistema, acompanhá-lo até a sua cura total ou seja qual for o desfecho.”, complementou Lincoln Matos.

O espaço será um ponto de referência, com a finalidade de buscar maior resolutividade da assistência aos pacientes com sintomas da COVID-19.  

 Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19

O Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, Victor Hugo Aragão, detalhou o funcionamento do Centro, informando que cada paciente passará por uma triagem.

“Inauguramos o Centro de Referência ao Enfrentamento da Covid-19 – Creco, na oportunidade centralizamos o atendimento aos pacientes sintomáticos que possam estar procurando os serviços de Saúde. O Centro funcionará como porta de entrada, os pacientes com sintomas de síndrome gripal podem se dirigir prontamente de segunda à segunda, das 08:00 às 12:00 e das 14h:00 às 18h. O paciente passará por uma triagem, uma avaliação da equipe de enfermagem e equipe médica, onde será realizada a prescrição de possível solicitação de testes nos casos em que a equipe achar pertinente a prescrição dos mesmos.”, informou.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, quem testar positivo será acompanhado durante 15 dias com medicação a ser adquirida pelo paciente no Centro de Enfrentamento à Covid-19.

“Caso o paciente teste positivo, ele irá retirar a medicação aqui [no Centro de Enfrentamento à Covid-19] e também será acompanhado durante 15 dias de tratamento, para analisarmos a condição clínica e sintomática desse paciente no decorrer desse tempo. É uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19, sendo de grande preocupação da Administração, gestão, centralizar o cuidado, onde o cuidado continuado e o respeito pelo paciente são as nossas principais atitudes nesse momento de enfrentamento. Aliás, o momento é prevenção, de prevenir, porque a gente sabe que ainda não existe vacina e a prevenção é, sem dúvidas, o  melhor remédio.”, acrescentou Victor Hugo.

Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo

Somente pacientes sintomáticos (que apresentam sintomas) devem procurar o Centro de Referência ao Enfrentamento à Covid-19.

- O atendimento será exclusivo para tratar a Covid-19;

- Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00, e das 14:00 às 18:00;

- Atendimento com Médico, Enfermeiros, Técnicos.

Atenção: No Centro de Referência não haverá testagem; os testes rápidos continuam sendo realizados no antigo Prédio da Secretaria Municipal de Saúde, por trás do Clube Municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES