São Paulo e Rio têm alta de 20% em demanda por viajantes

Pesquisa também apontou diferenças entre os hábitos de turistas domésticos e internacionais

Rio de Janeiro e São Paulo continuam no topo da lista dos destinos mais procurados pelos viajantes. | Arquivo MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil está em alta como destino de viagens. Pesquisa do Expedia Group analisou o comportamento de mais de 800 milhões de usuários de suas plataformas online em 2019 e elencou as cinco cidades brasileiras mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros. Segundo o levantamento, os dois principais destinos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram alta de 20% na demanda por viagens em relação a 2018.

Arquivo MTur

Apesar de as duas localidades seguirem no topo da lista, dados do Expedia apontam que os turistas domésticos preferem as capitais, enquanto os estrangeiros buscam, também, municípios turísticos menores. Na lista dos mais procurados pelos visitantes internacionais, Búzios (RJ) e Foz do Iguaçu (RS) aparecem em 3º e 4º lugar, respectivamente. Já entre os turistas nacionais, Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) completam o ranking, ficando na 3ª, 4ª e 5ª posição, respectivamente.

O estudo também traçou o perfil dos viajantes e constatou que estrangeiros costumam gastar mais com hospedagem, somando uma diária média US$ 30 maior que a paga pelos brasileiros. Porto de Galinhas (PE), São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público.

Os estrangeiros também planejam os deslocamentos com maior antecedência, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, contra 18 dos turistas domésticos. Quanto ao meio utilizado para reservas, turistas de fora do país são mais tradicionais: apenas 22% usam o smartphone. Entre viajantes domésticos, o percentual atinge 41%. (Por Vanessa Castro, do Mtur, com informações do Expedia Group



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES