São Paulo registra recorde de mortes por Covid: 224 óbitos em 24 horas

Número de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 em todo o estado chegou a 2.049 nesta terça-feira (28).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado de São Paulo registrou, nesta terça-feira, um novo recorde de mortes por coronavírus em apenas 24 horas. Segundo dados apresentados hoje pelo Centro de Contingência à Covid-19, de ontem para hoje foram acrescidos 224 novos óbitos em São Paulo, um aumento de 12% em relação a ontem, quando o estado tinha 1.825 mortes. As informações são do O Globo. 

- Como não temos filas para realização de testes, isso significa que, de fato, os pacientes morreram por agora - explicou o secretário de Saúde, José Henrique Germann, em coletiva de imprensa.

O recorde anterior de mortes por Covid-19 havia sido registrado em 23 de abril, quando SP teve 211 óbitos em apenas 24 horas. Nesta terça-feira, o número de vítimas fatais em decorrência da doença chegou a 2.049. Há, ao todo, 24.041 casos confirmados em todo o estado, 2.345 a mais quando comparado ao número desta segunda-feira. Mais de 8 mil pessoas estão internadas, sendo 3.124 em UTIs e 4.927 em enfermarias.

Outro dado preocupante, segundo o Centro de Contingência, é o fato de a Grande São Paulo ter atingido 81% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na enfermaria, a taxa é de 70%.

Em todo o estado, 61,6% das UTIs estão ocupadas por pacientes com Covid-19 e, nas enfermarias, a taxa é de 44,5%.

Geraldo Reple, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (ABC Paulista) e membro do Comitê de Contingência, também presente hoje na coletiva, disse que taxas de UTI superiores a 80% passam a ser "um dado de risco".

Yan Boechat 

- A taxa tem de ficar sempre abaixo desse número. Quando atinge 80%, o risco é  muito aumentado. A média de permanência de um paciente com Covid-19 em uma UTI é de mais de 15 dias, o que quer dizer que em um leito de UTI eu coloco dois pacientes por mês. Se olharmos o número de leitos disponíveis hoje e a taxa de ocupação, estamos chegando em um nível altamente perigoso - alertou Reple.

Alerta amarelo

As autoridades de saúde também demonstraram preocupação com a relação entre aumento dos registros diários de mortes por coronavírus em São Paulo e queda na taxa de isolamento social.

- Não há dúvidas de que isolamento social menor gera mais casos. E casos a mais significam mortes a mais. Estamos trabalhando em alerta amarelo, a taxa de ontem foi de 48%. Mais uma vez, descemos abaixo de 50%, e isso é muito perigoso. Temos de reverter esse quadro, seja com estratégias mais contundentes. Isso depende do governador, junto com as decisões do Centro de Contingência - disse o secretário José Henrique Germann.

Na semana passada, o governador João Doria anunciou um plano para flexibilizar as medidas de restrição para o setor econômico a partir de 11 de maio. Segundo Doria, a retomada gradual de algumas atividades começará por regiões menos afetadas pela Covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES