A prefeitura de São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), anunciou na tarde desta sexta-feira (10), que o município recebeu um novo reforço de profissionais para o combate aos incêndios que atingem a região desde o início da semana. 

Foram enviadas para a cidade, equipes das Prefeituras de Campo Alegre de Lourdes (BA) e Dom Inocêncio (PI), equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí e da Bahia, além da Esaero Aiports, que somaram esforços juntos aos agentes das pastas municipais, como Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura, e as equipes do PrevFogo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e moradores da região.

 "A situação é delicada e o importante é unirmos força nesse momento em prol do combate as chamas. Acredito que quem quer ajudar, vem e ajuda, não fica esperando ser chamado e foi exatamente isso que as cidades e estados vizinhos fizeram. Se apresentaram e claro, acolhemos com todo carinho esse ato de solidariedade", disse a Prefeita Carmelita.

Focos em direção à cidade

Nesta sexta-feira (10), os focos de incêndio que atingem São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), já se aproximam do perímetro urbano do município. O trabalho integrado entre diversas equipes estaduais e locais seguem na tentativa de controlar o fogo e evitar novos focos. 

“O fogo estava acontecendo em direção a área urbana, mas as equipes que estão no local seguem trabalhando para que o fogo não chegue até a cidade. A Prefeitura de São Raimundo Nonato, em nome da Prefeita Carmelita Castro agradece todo o esforço dos Governos dos Estados do Piauí e Bahia, e o empenho das cidades vizinhas para combater o incêndio”, disse a prefeitura em nota, divulgada em suas redes sociais.

Parque da Serra da Capivara sem risco, mas inspira cuidados

Apesar de o Parque Nacional da Serra da Capivara estar fora de risco, com o incêndio da Serra dos Gringos (8 km da zona urbana) parcialmente controlado, a localidade ainda inspira cuidados. Conforme o Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios ( COIN), João Morita., o fogo na região está há 10 km da divisa com o parque. 

“O incêndio que ocorre agora na Serra dos Gringos, ele não ameaça o Parque Nacional da Serra da Capivara. Ele encontra-se há 10 quilômetros do parque e existe um esforço constitucional do ICMBio no sentido de conter o seu avanço e não ameaçar o parque. A gente vem aumentando gradativamente o nosso efetivo em campo para de fato romper o seu avanço”, explica.