Sarampo: Ministério da Saúde diz que vacinação está abaixo da meta

campanha começou em janeiro deste ano e vai até dezembro. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose

Em 2022, menos de 50% do público infantil chegou a ser imunizado | Marcelo Camargo Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil precisa melhorar a meta da vacinação contra o sarampo. Ele está bem abaixo do esperado, de acordo com o Ministério da Saúde, 47,08% das crianças receberam o imunizante em 2022

Segundo o órgão a meta de cobertura vacinal é 95%. E vale lembrar que a proteção contra o sarampo é feita com a vacina tríplice viral. Ela é responsável por imunizar ainda contra a caxumba e rubéola, e faz parte do calendário de vacinação.

Campanha do sarampo está bem abaixo do esperado - Marcelo Camargo Agência Brasil

Segunda dose

A campanha começou em janeiro deste ano e vai até dezembro. A cobertura em 2021 foi baixa, somente 50,1% do público-alvo no Brasil recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral.

Uma das consequências da queda da vacinação é o avanço da doença. Depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença em todo o território nacional.

Ano passao foi baixa a cobertura vacinal do sarampo - reeeprodução internet

Sarampo

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.

A Fiocruz ressalta que, independentemente disso, o sarampo afeta indivíduos de todas as idades e não necessariamente com doenças crônicas ou algum problema de imunidade.

Explicação

À Agência Brasil, o Ministério da Saúde disse, por meio de nota, que por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), vem desenvolvendo e intensificando estratégias necessárias para enfrentamento dos desafios e reversão das baixas coberturas vacinais, em parceria com estados e municípios.

“O Ministério da Saúde incentiva a população a se vacinar contra as doenças imunopreveníveis, e esclarece o benefício e segurança das vacinas, por meio dos seus canais oficiais de comunicação”, diz a pasta. Os dados detalhados das coberturas vacinais estão disponíveis na internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES