Sarampo se torna ameaça global iminente devido à pandemia, diz OMS

O sarampo é um dos vírus humanos mais contagiosos, contudo é quase totalmente evitável por meio da vacinação.

Sarampo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sarampo passou a ser considerado uma ameaça global iminente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. É o que apontam no relatório divulgado, nessa quarta-feira (23/11).

A redução na cobertura vacinal, a vigilância enfraquecida e interrupções e atrasos contínuos nas atividades de imunização por conta da pandemia do coronavírus, bem como grandes surtos persistentes em 2022, significam a situação atual em todas as regiões do mundo.

"Estamos em uma encruzilhada. Serão 12 a 24 meses muito desafiadores tentando mitigar isso”, afirmou Patrick O’Connor, da OMS, à Reuters.

Baixa imunização

De acordo com o levantamento da OMS e do CDC, um recorde de quase 40 milhões de crianças perderam uma dose da vacina contra o sarampo em 2021 devido a obstáculos criados pela pandemia de coronavírus. Segundo a publicação, em 2021, houve cerca de 9 milhões de casos e 128.000 mortes por sarampo em todo o mundo, com 22 países experimentando surtos. 

Explosão de casos

A OMS tem registrado surtos da doença desde o início de 2022, passando de 19 para quase 30 até setembro, segundo O’Connor. Neste momento, o especialista se preocupa mais com regiões da África subsaariana.

O especialista da OMS explica que o distanciamento social e o ciclo do sarampo justificam ainda não ter havido uma explosão de casos, mesmo em meio a baixa vacinação contra a doença. Porém, isso pode mudar rapidamente, disse O’Connor.

Com informações do Metrópoles



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES