Saúde e qualidade de vida é tema de conferência

Saúde e qualidade de vida é tema de conferência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sa?de e qualidade de vida: pol?ticas de Estado e desenvolvimento ? o tema central da 5? Confer?ncia Estadual de Sa?de (CES-PI), que ser? realizada no per?odo de 12 a 14 deste m?s, no Atlantic City. O evento ? resultado de uma parceria entre o Conselho Estadual de Sa?de e a Secretaria Estadual da Sa?de (Sesapi).

A abertura ser? a partir das 8 horas de sexta-feira, 12, com a instala??o dos trabalhos, credenciamento de delegados e leitura do regulamento. A abertura solene ser? ?s 19 horas do mesmo dia, com a presen?a do governador Wellington Dias; do secret?rio da Sa?de, Assis Carvalho; do presidente do Conselho Nacional de Sa?de, Francisco Batista J?nior; e de representantes do Minist?rio da Sa?de.

A programa??o consta de 14 palestras com temas como seguran?a alimentar, sa?de e meio ambiente, seguridade social, participa??o da sociedade na defini??o das pol?ticas de sa?de e financiamento do sistema de sa?de.

Ser?o realizadas 13 mesas-redondas com palestrantes de outros Estados e participa??o de tr?s representantes do Minist?rio da Sa?de. Um deles, o secret?rio de Gest?o Estrat?gica e Participativa, Antonio Alves, ministra palestra com o tema central da confer?ncia. J? o representante da ?rea de educa??o e sa?de do Minist?rio da Sa?de, Jos? Ivo Pedrosa, falar? sobre educa??o permanente em sa?de, e a outra representante, Verbena Melo, discutir? sobre comunica??o social em sa?de.

De acordo Maria Salete de Sousa, conselheira do CES/PI, o deputado federal Nazareno Fonteles tamb?m ministrar? palestra sobre sa?de e seguran?a alimentar; e o secret?rio estadual de Sa?de da Bahia, Jorge Solla, far? um exame das pol?ticas de sa?de dos Estados dentro da sa?de p?blica. ?Vir?o tamb?m os delegados eleitos nas confer?ncias municipais; estas confer?ncias foram pr?-requisito para a participa??o na 13 ? Confer?ncia Nacional, que ser? em Bras?lia, de 14 a 18 de novembro?, disse.

Ser?o escolhidos 42 delegados, que levar?o para Bras?lia as propostas discutidas nas duas confer?ncias anteriores. A conselheira informou que o encontro em Teresina tamb?m discutir? sobre um Sistema ?nico de Sa?de (SUS), para que seja universal e integral. ?O sistema deve atender o cidad?o que procure o servi?o de forma completa. A sociedade precisa discutir a sa?de de forma ampla, n?o s? falando de doen?as, mas de formas de preven??o e pol?ticas p?blicas efetivas?, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES