Saúde: Hospitais de Picos e Parnaíba terão serviço de neurocirurgia

O setor já funciona no Hospital de Floriano há quatro anos e virou referência na região

Hospitais de Picos e Parnaíba terão serviço de neurocirurgia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), aprovou a implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos e no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. O setor já funciona há quatro anos no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano e virou referência na região.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto ressalta a importância de mais duas regiões do Piauí serem contempladas com esse serviço. “Já temos a comprovação da excelência do trabalho que é feito no setor em Floriano, descentralizando essa especialidade médica da capital piauiense e garantindo atendimento de qualidade para a população da região”, afirma o gestor.

O serviço especializado foi implantado no hospital de Floriano em 19 de fevereiro de 2017. Em quatro anos de funcionamento já foram realizados 16.462 procedimentos de neurocirurgia, sendo 930 neurocirurgias; 10.517 atendimentos no pronto socorro e 4.961 atendimentos ambulatoriais. Pelo menos 10.527 transferências de pacientes para Teresina foram evitadas com o serviço funcionando lá mesmo na região, o que representa mais conforto para os pacientes que são atendidos perto de casa.

A neurocirurgia é um procedimento realizado para tratar situações geradas por doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis que necessitem de uma abordagem cirúrgica. No HRTN, o atendimento ocorre em situações de traumas, hidrocefalia e cirurgias vasculares não aneurismáticas. Os outros casos são encaminhados para hospitais de referência na capital.

 O secretário Florentino Neto afirma que o trabalho realizado em Floriano é um exemplo de descentralização de serviço no Piauí. “Em Floriano, temos conseguido reduzir as taxas de mortalidade e as sequelas nos pacientes. O mesmo vai acontecer nas regiões de Picos e Parnaíba, onde a população vai contar também com um serviço de excelência em neurocirurgia”, comemora Florentino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES