Saúde realiza inquérito epidemiológico sobre casos de viroses no Piauí

Piauí não registrou nenhum caso confirmado de febre Chikungunya.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Devido o relato de inúmeros casos de viroses no Estado, cujos sintomas são desde febre, coceira, manchas avermelhadas pelo corpo, inchaço da face e articulações, conjuntivite, náuseas e vômitos, a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar um levantamento epidemiológico para identificar que tipo de virose tem acometido a população piauiense. Esses relatos também são registrados nos demais estados da região Nordeste.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães, esclarece que o inquérito será realizado “sob a orientação do Ministério, sendo um estudo que deverá ser feito com a coleta de sangue para identificar três doenças primeiramente, dengue, sarampo e rubéola. Não sendo identificada nenhuma dessas doenças, utilizaremos a própria amostra, que será colhida numa quantidade suficiente, para que possam ser avaliadas ainda como parvovírus, arbovírus e febre chikungunya”.

A sorologia será colhida no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN/PI), para a suspeita de dengue, sarampo e rubéola. Havendo suspeita clínica de Chikungunya, parvovirose e arbovírus, os exames serão encaminhados para o laboratório de referência nacional, o Instituto de Pesquisa Evandro Chagas, em Belém/PA. O Instituto é referência no país para sorologia da febre e atende as demandas de todos os estados.

O Piauí não registrou nenhum caso confirmado de febre Chikungunya. O Ministério da Saúde também vai realizar inquérito epidemiológico, voltado principalmente para três estados: Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Esta ação será coordenada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Núcleos de Vigilância Hospitalar, LACEN e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES