SBPC Alagoas recebe exposição sobre a Serra da Capivara

Após passar por Berlim e Bonn, a mostra será exibida na SBPC

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a 70ª Reunião Anual da SBPC a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) exibirá a exposição fotográfica Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?, no estande do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos com impressionantes pinturas rupestres, que integram o Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. A região tem recebido destaque na imprensa devido aos recentes apelos de pesquisadores por mais recursos públicos para sua preservação. “Já são quatro décadas de pesquisas intermitentes na área, sempre com a colaboração de diversos países. No entanto, todo ano, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) passa por dificuldades para manter o parque em funcionamento”, afirma o fotógrafo autor da exposição André Pessoa.

Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América. “A Serra da Capivara é um lugar especial. Apesar de estar localizada em uma das áreas mais subdesenvolvidas do Nordeste, abriga um dos trechos mais conservados do Brasil, com fauna e flora ainda selvagens. Como só se preserva aquilo que se conhece, através da fotografia, podemos levar a imagem desse imenso patrimônio para que nossa população o conheça e passe a valorizá-la”, comenta Pessoa.

A mostra revela o trabalho arqueológico realizado ali e as fascinantes flora, fauna, cultura e tradições locais, retratadas pelo olhar cuidadoso de Pessoa. O fotógrafo participará da sessão de abertura no dia 24 de julho ao lado de Demétrio Mutzenberg, arqueólogo e pesquisador da Fumdham. O documentário Os primeiros americanos: uma incrível descoberta no Brasil, da série Terra X, produzida pela emissora alemã ZDF e premiado com o troféu 2018 do projeto VerCiência, também integra a exposição e apresenta as últimas descobertas arqueológicas no local.

Entre as pesquisas retratadas está O começo da produção alimentícia no semiárido do Nordeste brasileiro – o caso da Serra da Capivara, fomentado pela DFG e conduzido por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI). O trabalho investiga o surgimento do sedentarismo e da agricultura na América do Sul, o que possibilitou a formação de sociedades complexas. “Com a ajuda dessas pesquisas deve-se, de fato, revelar que a povoação da América ocorreu nitidamente antes do que até hoje se considerava – isto é de um valor inestimável”, declarou a secretária-geral da DFG, Dorothee Dzwonnek.

A mostra já passou pelas cidades alemãs de Berlim e Bonn, onde foi bem recebida e vista por milhares de pessoas. “A exposição é apenas um exemplo do que os dois países conseguiram atingir com suas cooperações científicas”, declarou o embaixador brasileiro em Berlim, Mario Vilalva. A importância do patrimônio do Parque Nacional não se limita a suas fronteiras e pode ajudar a humanidade a rescrever sua (pré-)história”, destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES