SC: universidades fazem PCs com caça-níqueis

SC: universidades fazem PCs com caça-níqueis

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Minist?rio P?blico de Santa Catarina lan?ou na manh? desta sexta-feira, em Florian?polis, um projeto que ir? transformar as pe?as das m?quinas de ca?a-n?queis apreendidas em opera?es policiais em microcomputadores destinados a crian?as e adolescentes de comunidades carentes.

Chamado de Rede Pi?, o projeto envolve 66 universidades em Santa Catarina e ? pioneiro no Brasil. A id?ia come?ou depois que a Unisul (Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina) juntamente com o promotor p?blico de Crici?ma, Alex Sandro Teixeira da Cruz, e uma entidade ligada ao setor carbon?fero come?aram, no in?cio do ano, a recuperar m?quinas apreendidas e ofereceram jogos educativos que auxiliam na alfabetiza??o e aprendizado da matem?tica e ci?ncias.

A id?ia fez sucesso e foi adotada pelo Minist?rio P?blico do estado, que assinou um Termo de Coopera??o T?cnica com 66 universidades. Pela parceria, estudantes do ensino superior trabalhar?o para transformar os ca?a-n?queis em equipamentos de inform?tica, utilizando exclusivamente softwares livres.

De acordo com as informa?es do procurador-geral Gersino Gerson Gomes Neto, estima-se que 3 mil m?quinas de jogos ilegais apreendidas sejam transformadas e entregues ?s crian?as.

"Estaremos fortalecendo a fiscaliza??o, combate ? pr?tica ilegal de jogos de azar e dando uma utiliza??o nobre ?s m?quinas apreendidas, que ? a inclus?o social e digital", diz Gomes Neto, destacando que os ca?a-n?queis eram triturados ap?s os processos na justi?a. "Vimos que havia computadores inteiros dentro das carca?as, alguns com processadores de ?ltima gera??o".

Segundo o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Inf?ncia e Juventude (CIJ), promotor Gilberto Polli, as m?quinas ser?o transformadas em computadores e devolvidas para a comunidade da mesma cidade em que foram apreendidas.

O dono do ca?a-n?quel apreendido ainda pode se livrar da den?ncia criminal, pagando multa que ser? revertida na compra de acess?rios para os equipamentos montados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES