“Se portasse arma, teria me matado”, diz juíza atacada por procurador

Matheus Carneiro Assunção foi preso em flagrante e está internado em ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando chegou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, na quinta-feira da semana passada (3/10), a juíza Louise Filgueiras não imaginava que terminaria o dia nas páginas policiais. Ela ocupava o gabinete do juiz Paulo Fontes, de quem cobria as férias, quando o procurador da Fazenda Matheus Carneiro Assunção invadiu o escritório e a esfaqueou superficialmente no pescoço , numa tentativa de matá-la. Em estado de surto, ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal e atualmente, encontra-se internado em ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas .

Recuperada do susto, Filgueiras comentou o ataque em entrevista e especulou o que poderia ter ocorrido se o procurador não estivesse de posse de uma faca, mas de outro arma mais letal. "Acredito que o golpe de faca não me feriu gravemente porque a cadeira giratória se moveu e não ofereceu resistência. Mas se ele portasse uma arma de fogo, teria me matado. Eu não teria chance", diz a juíza . 

LEIA MAIS: Procurador da Fazenda entrou no TRF-3 com faca escondida nas roupas 

Ela acredita que o esquema de segurança de prédios públicos, que permite a entrada de autoridades do Judiciário sem a necessidade de vistoria por equipamentos de raio-x, contribuiu para o episódio. "Acho que essa determinação deveria ser repensada. Existe uma cultura que informa essas normas internas de dispensa do detector de metais para autoridade, mas este fato mostra que precisamos reavaliá-las e mudar isso", afirma.

Filgueiras descarta a possibilidade de mover alguma ação pessoal contra Assunção e diz que o caso deve se manter apenas na esfera criminal. Não há indícios de que o procudador tenha atacado a juíza por algum motivo específico. 

Segundo testemunhas, ele perambulou por outros escritórios e possivelmente entrou no gabinete dela de forma aleatória. "Eu não conhecia o procurador e pelo que pude apurar até agora, não julguei nenhum processo em que ele tenha atuado. Pelas circunstâncias dos fatos, foi um ataque aleatório, direcionado a um magistrado qualquer. Ele me atingiu por que viu naquele lugar e momento uma situação favorável", opina. Mesmo entendendo que o ataque foi fortuito e possivelmente fruto de um surto psicótico, Filgueiras enxerga o momento atual do país, com acirramento no debate político, como um causador de atos de violência como este. 

"Não dá para saber ao certo o que passou pela cabeça dele, mas estamos vivendo tempos difíceis, de muita intolerância e belicosidade . Isso acaba resultando em violência real. Há um clima conflituoso, de ódios, ressentimentos e indignação, que afeta a todos e pode levar a extremos", acrescenta. De volta ao trabalho, Louise diz que tem tirado forças do apoio recebido de pessoas próximas e até de desconhecidos. 

"Me afastei para fazer exames na sexta, mas já retornei às funções. Me sinto bastante reconfortada por amigos e familiares e muito grata por todas as manifestações de solidariedade que tenho recebido. Foram dias intensos, mas estou bem", finaliza a juíza .

Matheus Carneiro Assunção



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES