Sead inicia ciclo de palestras de preparação para aposentadoria

Sead inicia ciclo de palestras de preparação para aposentadoria

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma palestra sobre direitos dos aposentados deu in?cio ao ciclo de palestras do Programa de Prepara??o para Aposentadoria no Servi?o P?blico (PPASP), promovido pela Secretaria da Administra??o (Sead) por meio da Unidade de Gest?o de Pessoas (UGP) e da Escola de Governo do Piau? (Egepi). A diretora da Escola de Governo e assistente social, Jana?na Mapurunga, foi a primeira palestrante.

Para fazer uma homenagem ? semana que comemora o dia da pessoa idosa, est?o sendo realizadas diversas atividades, como palestras sobre variados temas direcionados aos idosos para que nessa fase da vida eles possam entender de uma maneira mais clara e simples seus direitos e enfrentar de maneira mais saud?vel essa nova fase da sua vida.

"N?s estamos comemorando, nesta semana, as atividades em homenagem ? pessoa idosa em todo o Brasil lan?ando o programa PPASP, ou seja, levar para o servidor que est? em fase de aposentadoria ou j? se aposentou seus direitos, como recorrer em caso de maus-tratos", disse Jana?na Mapurunga.

A primeira palestra, realizada na Escola Fazend?ria, que teve como principais enfoques os direitos e combates aos maus-tratos da terceira idade, mostrou aos participantes do evento como saber e ter mais acesso aos direitos referentes aos problemas que surgem na terceira idade e como resolv?-los e como conquistar seus direitos.

O ciclo de palestras, que ter? dura??o de duas semanas, ter? a participa??o de fisioterapeutas, nutricionistas, advogados, psic?logos etc. que v?o esclarecer e oferecer aos aposentados e pessoas que est?o em fase de aposentadoria informa?es para que eles tenham uma velhice mais saud?vel, conscientes de seus direitos e atividades que possam ser realizadas.

Temas diversos ser?o explanados. Na ?rea de nutri??o sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel; na ?rea do direito, sobre a legisla??o para a aposentadoria, al?m de muitas oficinas na ?rea da atividade f?sica na terceira idade, entre outras. "Estamos orientando os idosos para essa nova vida, pois eles est?o deixando a fase de trabalho, a fase produtiva e entrando numa outra que ? uma fase bem prazerosa, a terceira idade, que ? tamb?m uma idade onde se tem prazer, onde ? preciso buscar novas expectativas", afirma Jana?na Mapurunga.

O programa surgiu por uma exig?ncia do estatuto do idoso, onde um dos artigos afirma que ? dever do poder p?blico preparar as pessoas para a aposentadoria. O programa est? cumprindo com essa a??o que ? exigida pelo estatuto.

O PPSAP visa tamb?m estimular e oferecer subs?dios para as pessoas da terceira idade se interessarem mais por assuntos que envolvem sua fase de vida, al?m de elevar sua auto-estima e fazer surgir o interesse para que eles possam continuar fazendo diversas atividades, mesmo depois de passarem para a inatividade.

Nesta segunda-feira, 1?, ?s 8 horas, a palestra ser? ministrada pela nutricionista Cec?lia Resende, na sala 04 da Escola Fazend?ria, com a palestra Import?ncia de uma alimenta??o saud?vel, e ?s 10 horas, a palestra Preven??o de quedas e les?es na terceira idade, com uma fisioterapeuta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES