Seca exige nova cultura de convivência no semiárido do Piauí

Um modelo de convivência com a seca requer uma série de ações, como para aproveitar a chuva, a desobstrução e limpeza de pequenas barragens e barreiro

Semiárido | Técnicos e agricultores buscam ações estruturantes para a falta de água na região | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Uma nova cultura de convivência com o semiárido? é o que dizem agricultores e técnicos defensores de um modelo de convivência com a seca, isso requer uma série de ações, reservatórios de água para aproveitar a chuva é uma delas, dentre outros fatores possíveis e necessários.

O estado do Piauí, tem em todo o seu território, mais de 200 barrageiros e a Defesa Civil trabalhando no equipamento de 400 poços. Assim, como desobstrução e limpeza de pequenas barragens e barreiros, para captar as chuvas que venham a cair no ano.

Segundo Samuel de Oliveira, da diretoria de Projetos Especiais da Defesa Civil, os barreiros além de servir como fonte de acúmulo de água para o consumo animal, deve ajudar no plantio da agricultura familiar, e nas pequenas hortaliças que são fonte de renda para uma boa parte dos produtores familiares.

?A limpeza e a desobstrução desses barreiros além de ser de suma importância pelas circunstancia não será suficiente para o desabastecimento de água por meio de carro pipa, tendo em vista que os carros pua potável, ou seja, água essencialmente para o consumo humano?, diz Samuel.

Samuel também claro ao apontar algumas outras alternativas para a chamada convivência com o semiárido, já que os problemas com o baixo nível de chuvas é características dessas regiões, mas as ações dependem do esforço humano. Para Samuel, a saída para a extinção ou diminuição da dependência de carros pipas seria a perfuração de mais poços, a construção de pequenas, médias e grandes adutoras para interligação para as casas, seja na zona urbana e especialmente na zona rural.

Atualmente foram construídas, conjuntamente com o Ministério da Integração, pequenas adutoras e a segunda etapa deste projeto contempla mais de 40 municípios.

?Esta etapa está em fase bem avançada no projeto básico, faltando alguns detalhes para que possa ser executado para daí começarmos a diminuir substancialmente a dependência dos carros-pipas?, diz Samuel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES