Secretaria da Cultura doará busto de Esperança Garcia à OAB Piauí

A confecção da peça é em virtude do reconhecimento da piauiense como a primeira advogada do Brasil

Secretaria da Cultura doará busto de Esperança Garcia à OAB Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) doará um busto de Esperança Garcia à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Piauí, em virtude do reconhecimento da piauiense como a primeira advogada do Brasil. A peça está sendo confeccionada pelo desenhista e escultor Braga Tepi, que tem artes expostas no Brasil e em outros países, e será entregue na terça-feira (7), às 11h.

“Não tem nada mais significativo do que eternizar essa mulher piauiense, negra e mãe, no mês da mulher, deixando essa marca na OAB, já que ela nos orgulha por ser a primeira mulher advogada do Brasil. É um compromisso que não poderíamos deixar de cumprir”, comenta o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, após reunião com o presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Secretaria da Cultura doará busto de Esperança Garcia à OAB Piauí - Foto: Ascom

Esperança Garcia foi uma mulher negra e escravizada que escreveu uma carta à mão para o então governador da província de São José do Piauí denunciando maus tratos e abusos físicos que vinha sofrendo de seu senhor, o capitão Antônio Vieira Couto, no século XIX, na fazenda em que vivia, na região de Oeiras. 

Em 1979, uma cópia da carta foi encontrada nos arquivos públicos do Piauí pelo historiador Luiz Mott, durante sua pesquisa de mestrado. Acredita-se que o documento original está em Portugal.

Secretaria da Cultura doará busto de Esperança Garcia à OAB Piauí - Foto: Ascom

Em 25 de novembro de 2022, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil. E sua carta é considerada uma das primeiras petições jurídicas nacionais de que se tem conhecimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES