Secretaria de Saúde confirma um caso de meningite viral em São Luís

A criança não teve o nome nem idade reveladas, mas foi informado que é um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental da escola do SESI.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caso de meningite viral foi confirmado em São Luís, no Maranhão.Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente está internado em um hospital privado na capital, em isolamento, e apresenta um quadro clínico estável.

A criança não teve o nome nem idade reveladas, mas foi informado que é um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental da escola do SESI. Em nota, o SESI afirmou que recebeu, na terça-feira (21), a informação de que o aluno foi diagnosticado com meningite viral.

Meningite pode ser viral ou bacteriana e corre risco de tornar surto  FOTO: Wikimedia

A escola disse que tomou medidas preventivas e sanitárias para preservar a saúde dos alunos, professores e colaboradores. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, equipes do órgão e do município de São Luís estiveram na escola na quarta-feira (22) com objetivo de orientar sobre as medidas a serem adotadas para evitar o contágio.

Transmissão

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou secreções eliminadas pelo trato respiratório (nariz e boca).

Segundo o Ministério da Saúde, as meningites virais e bacterianas são as mais importantes para a saúde pública, devido a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. A doença, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES