Secretaria de Saúde dá início ao Plano de Prevenção ao Suicídio

A ação será realizada em parceria com as polícias Civil, Militar e sociedade civil organizada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No início da tarde desta terça-feira (03) o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto se reuniu com a Delegada Anamelka Cadena, a presidente do Centro Débora Mesquita, Késia Mesquita, membros da Gerência de Atenção a Saúde Mental da Sesapi e da Polícia Militar para dar início aos trabalhos integrados entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Centro Débora Mesquita e outras instituição no Plano de Enfrentamento ao Suicídio.

O Secretário Florentino Neto reforçou a busca por um trabalho integrado entre várias instituições para executar o plano de prevenção ao suicídio, assim como já havia afirmado em reunião com o Secretário Fábio Abreu na última segunda-feira. “Hoje nós discutimos sobre as oficinas de capacitação de profissionais, nestas oficinas participarão tanto os profissionais de saúde, como também os profissionais das polícias civil e militar para que nós todos estejamos mais capacitados para atuar em momentos que envolvam a prevenção do suicídio”, apontou o secretário.

O secretário aponta ainda que esta atuação conjunta de organizações não governamentais que representam a sociedade civil, organizações com cunho religioso e órgãos do governo podem melhorar e evoluir cada vez mais a efetividade do plano de prevenção ao suicídio.

Entre os pontos discutidos na reunião a capacitação dos profissionais que atuaram atendendo a sociedade mostrou-se como ponto principal. A delegada Anamelka Cadena apontou que a campanha do Setembro Amarelo tem suma importância para a população no momento de tratar sobre a delicada temática do suicídio. “A capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais para lidarem com essa temática e recepcionar da forma mais adequada os casos que chegarem até eles, permitirá um atendimento mais humanizado e efetivo para a população que lidar com esse problema tão delicado. Essa capacitação fará a diferença no que se refere ao enfrentamento ao suicídio”, disse a delegada.

Késia Mesquita que já atua há sete anos no enfrentamento ao suicídio e apoio a população fala que a proposta de um trabalho integrado entre diversos órgãos do município no enfrentamento e prevenção do suicídio só traz pontos positivos para a comunidade. “É importante perceber que esta é uma questão onde todos precisam estar unidos e é muito bom ver o secretário de estado da saúde com essa preocupação de lançar um plano a longo prazo, com um passo de cada vez, capacitando os profissionais para só então receber as pessoas que sofrem com depressão com cuidado especializado com o intuito de reduzir os índices de suicídio”, destacou Késia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES